Você segue todas as recomendações para cuidar da forma mais adequada dos seus dentes e saúde bucal? Existem alguns comportamentos que todos devemos seguir para diminuir riscos.
Veja também: 7 hábitos que muita gente faz, mas ninguém admite; qual seu preferido?
Então, separamos alguns passos que estes especialistas gostariam que você fizesse diariamente, ou pelo menos com frequência. E aí, será que você pratica todos eles?
Quais são os hábitos recomendáveis para a saúde bucal e nossos dentes?
1. Escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia
Escove, pelo menos, duas vezes ao dia. Separe durante o dia e a noite. Ademais, você deve escovar os dentes por pelo menos dois minutos. Então, tenha em mente que você não deve sair voando do banheiro.
Prosseguindo, escove os dentes com movimentos suaves e circulares. Não coloque muita força na escovação, pode causar irritação na gengiva e machuca os lábios, para citar alguns exemplos.
Além disso, pessoas que usam escova elétrica, costumam aplicar menos força e serem mais precisas durante a escovação. Se você possui alguma dificuldade motora durante a escovação, pode ser uma boa pedida.
2. Usar fio dental
O fio dental atua para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e a gengiva e também o resto dos movimentos.
Do mesmo modo, o sangramento da gengiva não é normal e pode indicar um problema de saúde bucal. Uma das razões para a gengiva sangrar é o uso inadequado do fio dental ou a escovação errada. Caso você tenha notado o sangramento, marque uma consulta e investigue sua motivação. Gengivite e placas não são brincadeira! Ou seja, use diariamente o fio dental. É para o seu bem. Você se acostuma na medida que vai usando.
3. Evite o consumo de drogas
O uso de drogas pode ter efeitos negativos nos seus dentes e na sua saúde bocal. Entre as consequências do uso de cigarro estão:
- Dentes amarelados
- Maior chance de desenvolver periodontite
- Câncer oral
- Maior chance de desenvolver cáries
- Mau hálito
Visite o dentista pelo menos duas ou mais vezes por ano. Quanto mais você sentir algum desconforto, agende o mais rápido possível. A frequência pode ser mais regular para pessoas que sejam fumantes, tenham diabete, pressão alta ou com algum problema bucal, como cáries, gengivite e periodontite.