scorecardresearch ghost pixel



4 refrigerantes brasileiros que sumiram das prateleiras e deixaram saudade

Muitos refrigerantes fizeram parte da infância da maioria dos brasileiros. Alguns deles saíram de linha e deixaram um gostinho de saudade.



É inegável que os refrigerantes que saíram de linha deixaram um gostinho de saudade na boca dos consumidores, não é verdade? No Brasil, algumas bebidas acabaram deixando esse desejo “quero mais” nas pessoas graças a alguma peculiaridade ou por causa do sabor intenso e incomparável. Os que estão no mercado hoje não se comparam.

Leia mais: 5 truques para deixar o gás ‘preso’ no refrigerante por mais tempo

Se você faz parte desse time de pessoas nostálgicas, se prepare, pois iremos listar os quatro refrigerantes que saíram de linha e que até hoje deixam saudade nos consumidores brasileiros. Confira!

  • Guaraná Brahma

O Guaraná Brahma era à base de guaraná e foi desenvolvido pela Companhia Cervejaria Brahma, uma das maiores e mais antigas cervejarias do país. Apesar disso, a sua produção foi encerrada no começo do século XXI, quando a Antarctica e a Brahma se fundiram, dando origem a emblemática Ambev.

A decisão de tirar o Guaraná Brahma de linha veio devido ao fato de os produtos da Antarctica exibirem uma maior aceitação entre os clientes. Dessa forma, o Guaraná Antarctica teve a sua produção favorecida, visto que o seu número de vendas era consideravelmente maior do que a versão Brahma.

  • Tubaína

Mesmo se você nasceu nos anos 2000, com certeza já ouviu falar do Tubaína. Ainda que seja um nome genérico para os refrigerantes produzidos por pequenas fábricas do interior do Brasil, o termo “Tubaína” ganhou notoriedade e se tornou sinônimo de “refris” com sabor de tutti-frutti.

Algumas marcas ainda continuam produzindo as suas “tubaínas” até os dias de hoje, porém as mais famosas, as de antigamente, acabaram sendo descontinuadas. De toda forma, essa marca tão única faz com que muitos brasileiros lembrem da infância apenas ao sentir o cheiro de algo parecido com este refrigerante.

  • Crush

A marca Crush é predominantemente conhecida devido à bebida sabor laranja, mas a sua versão de uva foi a que fez sucesso no Brasil. Na época, a marca era concorrente direta da Grapette, visto que conquistou diversos consumidores entre 1980 e 1990. Ao ser adquirida pela Coca Cola Company, a versão brasileira da Crush uva foi descontinuada. Ainda é possível encontrar o sabor do refrigerante, porém apenas em outros países.

  • Mirinda

Por fim, o Mirinda chegou ao Brasil nos anos 70 e foi implementada pela PepsiCo. Entre 1980 e 1990, a bebida se tornou a preferida de uma parcela significativa de consumidores brasileiros. O refrigerante agradou muito a todos por causa do sabor adocicado e de seu aroma característico que marcou uma geração.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a PepsiCo decidiu voltar os investimentos para a marca principal, a Pepsi. Assim, o Mirinda foi gradualmente substituído no mercado pela Sukita e pela Fanta Laranja. Com isso, acabou havendo um declínio da presença do refrigerante no mercado brasileiro. Eventualmente, ele foi descontinuado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário