Criminosos e pessoas desonestas se aproveitam da fragilidade e da ignorância de outras pessoas para tirar vantagem delas. Esse é o caso dos golpes nos postos de combustíveis relatados por consumidores e pela própria polícia de vários estados brasileiros.
Veja também: Se tem amor à vida, jamais faça estas 7 coisas em um posto de gasolina
Para evitar que você seja a próxima vítima, separamos algumas dicas simples, mas eficientes, que vão te ajudar a não cair em golpes nos postos de combustíveis.
6 golpes comuns em postos pelo Brasil
Os golpes mais comuns de serem aplicados em postos de combustíveis são os seguintes:
Golpe da troca de óleo (um dos mais comuns)
Se algum frentista já te ofereceu o serviço de troca de óleo, verifique qual é a quilometragem indicada pelo mecânico da última troca e certifique-se da data de validade. Não existe necessidade nenhuma de trocar o óleo do poder antes do prazo, que costuma ser de 1 ano ou de 10 mil km rodados. Aliás, esses números são estabelecidos com uma larga margem para evitar problemas.
Abastecimento com “ar” nos postos
Quando você for abastecer o carro, procure checar o valor e a quantidade de litros abastecidos em seu veículo. Há relatos de bombas adulteradas que injetam ar com a gasolina ou com o etanol. Isso faz com que o valor aumente, mas a litragem é menor do que a correta. Esse é um dos golpes nos postos de combustível que ocorrem de maneira sutil.
Aditivo no combustível
Você precisa e nem deve colocar algum tipo de aditivo químico no combustível. Especialistas em mecânica advertem que, além de desnecessário, o produto pode ser bem caro e causar prejuízos. Caso queira, prefira abastecer com gasolina aditivada.
Completar o líquido do freio nos postos
Se o frentista disser que o nível do fluido de freio está baixo, nem perca tempo completando-o. Isso não existe e você jamais deve fazer isso nos postos Se o fluido diminuir, vá ao mecânico, pois é sinal de alguma falha grave.
Óleo de mamona
Você lavará o carro e o funcionário diz que usará óleo de mamona para deixar tudo limpinho, é melhor mudar de ideia. O óleo pode atacar retentores e borrachas que estão na parte inferior do automóvel.
Bomba adulterada nos postos
Infelizmente, existe um truque que não pode ser conferido pelo motorista do veículo. Alguns postos adulteram a bomba de combustível para que ela marque mais do que a quantidade de gasolina, etanol ou diesel abastecido. Existem postos com até um controle remoto que apaga os dados e dificulta a fiscalização.
Fique ligado!
Por fim, vale ressaltar que se você sentir que está sofrendo golpes nos postos de combustíveis, acione a Polícia Militar, pelo telefone 190. Também existe a ligação para o 181 da Polícia Civil. É um direito seu exigir um teste para comprovar a qualidade da gasolina antes, durante ou depois do abastecimento.
Procure sempre abastecer em postos confiáveis, de franquias tradicionais e que sejam indicados pelos demais motoristas.