O Google Drive é um dos espaços de armazenamento na nuvem mais utilizados de todos. Ainda assim, existem alguns tipos de “segredos” que poucas pessoas conhecem os experimentaram.
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Confira abaixo uma lista com alguns truques e recursos do Google Drive que foram pouco divulgados, mas que podem ser bastante úteis em vários casos:
1. Criar armazenamento com letra específica
Muitas vezes temos várias unidades de armazenamento, internas e externas, em nosso PC. Desde a configuração do Google Drive podemos estabelecer uma determinada letra para não confundir este espaço remoto com o resto dos discos.
2. Google Drive pode ter vários atalhos
A plataforma oferece uma vasta quantidade de combinações de teclas para realizar todo tipo de tarefas e acessar suas funções. Assim podemos memorizar os que mais nos interessam e trabalhar no Google Drive com mais fluência.
3. Abrir e editar arquivos do Office
Pode acontecer de recebermos arquivos em formatos nativos do Microsoft Office, mas não temos a suíte. Sempre teremos a possibilidade de carregá-los em nosso espaço do Google Drive e abri-los diretamente daqui para trabalhar com eles.
4. Proteger arquivos antes de compartilhar
Uma das grandes vantagens que esses serviços de armazenamento em nuvem nos permitem é compartilhar nossos arquivos diretamente na Internet. Mas dependendo do tipo de uso que queremos que eles façam, antes de compartilhá-los, podemos estabelecer uma série de filtros para evitar modificações, por exemplo.
5. Alterar a aparência das pastas no Google Drive
Aqui podemos armazenar vários GB de arquivos e pastas pessoais. Tendo em conta que a organização é algo muito importante, temos a possibilidade de estabelecer cores diferentes para as pastas que aqui criamos.
6. Personalize a largura de banda
Tanto o upload quanto o download de arquivos aqui são feitos usando a largura de banda disponível do equipamento. Se estamos usando a Internet em outros programas e vamos trocar grandes quantidades de arquivos, o Google Drive nos permite estabelecer uma largura de banda máxima tanto para download quanto para upload.
7. Crie links para conteúdo no Google Drive
Com certeza muitos de vocês já sabem que aqui armazenamos arquivos de todos os tipos e tamanhos. Para partilhar este conteúdo, em vez de o enviar diretamente, esta plataforma permite-nos criar um link para enviar, por exemplo, por e-mail e dar acesso a esses ficheiros a quem quisermos.
8. Buscador avançado
Se tivermos inúmeros arquivos e pastas armazenados em nosso espaço remoto, um bom buscador pode ser muito útil. Assim, a interface do Google Drive oferece uma caixa de pesquisa que permite localizar o conteúdo aplicando uma série de filtros. Dessa maneira, podemos encontrar documentos dependendo de quem os criou, sua data, local e muito mais.