A regra é clara: nunca coloque papel higiênico no assento do vaso sanitário

Muitas pessoas costumam cobrir o assento do vaso sanitário com papel higiênico, mas essa prática tem alguns riscos. Entenda!



Em banheiros públicos, a maioria tem uma certa desconfiança, devido a presença de germes. Sendo assim, você provavelmente coloca papel higiênico no assento ou conhece alguém que faz isso. Apesar de parecer uma prática que busca aumentar a higiene, não é tão seguro quanto parece. Descubra quais são os riscos envolvendo esse truque que não deve ser estimulado. 

Veja também: Mulher cultiva cogumelos comestíveis em papel higiênico e resultado surpreende

Papel higiênico no assento do vaso sanitário? Nunca mais! 

Em alguns banheiros é possível encontrar aqueles papéis próprios para forrar o assento antes de sentar no vaso. No entanto, essa atitude pode aumentar a proliferação de bactérias provenientes de restos fecais e urina. 

Diferente do banheiro da sua casa, esses ambientes de uso geral reúnem microrganismos que causam infecções. Portanto, algumas ações que são interpretadas como cuidados, na verdade, levam a problemas de saúde. 

Entenda por que você não deve colocar papel na privada 

Mesmo que você não enxergue, há muitos vírus e bactérias circulando pelos banheiros, principalmente pelo uso da descarga. Ao ativar esse mecanismo, a água que está no vaso sanitário espalha partículas contaminadas. 

Entre os microrganismos mais comuns estão Staphylococcus, E. coli, Shigella, Norovirus, Streptococcus, e até pneumonia. Caso elas consigam acessar seu organismo, a infecção pode causar doenças e alergias. 

Quando as pessoas colocam papel higiênico em cima do assento da privada, aumenta a absorção dessas bactérias. Dessa maneira, essa não é a melhor escolha para reduzir o risco de se contaminar. 

Leve o seu papel higiênico de casa ao usar o banheiro público

A melhor alternativa para reduzir o contato com as sujidades dos vasos sanitários fora de casa, é levar o próprio papel higiênico. Outra dica é evitar ao máximo encostar na tampa, permanecendo de cócoras. 

Lembre-se de lavar as mãos durante 20 segundos, no mínimo, e passar álcool em gel para reforçar a limpeza. Esses hábitos de higiene ajudam a controlar possíveis contaminações, capazes de prejudicar seu bem-estar. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário