Imagine descobrir que algo que você faz todos os dias sempre foi realizado do jeito errado. É isso o que acontece com o café, por exemplo. Muitas pessoas não fazem ideia disso, mas sempre tomaram o líquido preso e amargo no horário errado do dia.
Veja também: Faz mal beber café todos os dias? Melhor universidade do mundo responde
Você sempre tomou café na hora errada
Todo bom brasileiro, depois de certa idade, será um fã de café, pelo menos é isso o que diz popularmente em todos os cantos do Brasil. A bebida realmente faz sucesso com a função de deixar as pessoas mais ativas e despertas durante o dia. Basta bater um cansaço para apelar para uma bela xícara da bebida.
O que pouca gente sabe é que, como muitos outros alimentos, existe um horário ideal para tomar o popular cafezinho. Mais do que isso, é bem provável que você tenha ingerido a bebida no momento errado do seu dia, sem fazer ideia disso.
Segundo especialistas da Healthline, para saber como aproveitar ao máximo a cafeína, é preciso considerar o cortisol. Trata-se de um hormônio esteroide liberado quando há estresse e baixo nível de glicose no sangue, ele deixa as pessoas em estado de alerta. Como regula o metabolismo e a pressão arterial, é recomendável não consumir café durante os processos em que o hormônio está em alta.
O que diz a ciência sobre quando tomar café?
Segundo especialistas no assunto, o nível mais alto de cortisol no corpo acontece por volta de 30 a 45 minutos após acordar. Ou seja, se você toma o popular cafezinho logo de manhã, saiba que isso é errado, pelo menos, conforme o artigo publicado. Só 3 ou 4 horas após se levantar da cama é que o hormônio atinge os níveis mais baixos do dia.
A autora do livro “Body Clock Diet for Women’s Health”, Laura Cipullo, concorda com esse conhecimento. Pessoas que tomam café assim que acordam, de acordo com Laura, tendem a sofrer mais com o estresse ao longo do dia. Mais do que isso, essas pessoas podem ficar mais cansadas do que o normal.
O café, além de ajudar no desempenho, também pode prejudicá-lo. Os especialistas chegaram à conclusão de que é aconselhável evitar o consumo de café à noite, pois pode interromper o ciclo do sono por até seis horas após a ingestão, o que pode prejudicar o restante do corpo.