scorecardresearch ghost pixel



Os 5 segredos do sucesso que Bill Gates guardou a 7 chaves (até agora)

Gates compartilhou conselhos de carreira que ele gostaria de ter recebido em sua própria formatura. São tão relevantes hoje quanto no início de sua trajetória.



Bill Gates, o renomado empresário e filantropo, fez recentemente o discurso de formatura na Universidade do Norte do Arizona (NAU) para os formandos da Faculdade de Engenharia, Informática e Ciências Aplicadas e de Meio Ambiente e Ciências Naturais. O pronunciamento, transmitido ao vivo, foi repleto de conselhos valiosos para a turma de 2023.

Leia mais: Bill Gates faz previsão sobre Inteligência Artificial que afetará as crianças

Durante sua fala inspiradora, Gates compartilhou cinco conselhos de carreira que ele gostaria de ter recebido em sua própria formatura. Essas palavras de sabedoria são tão relevantes hoje quanto eram no início de sua trajetória.

1. A vida é uma jornada repleta de possibilidades

Ao iniciar seu discurso, Bill Gates enfatizou a importância de entender que a vida é cheia de mudanças e oportunidades. Ele compartilhou sua própria experiência de deixar a faculdade após três semestres, acreditando que trabalharia na Microsoft pelo resto da vida.

No entanto, ele descobriu que suas paixões e interesses se expandiram ao longo do tempo, levando-o a se dedicar à filantropia, especialmente nas áreas de mudança climática e desigualdades globais. Gates encorajou os formandos a abraçarem a ideia de que é possível mudar de ideia, reinventar-se e até mesmo ter uma segunda carreira.

2. O poder do conhecimento contínuo

Em seu segundo ponto, Gates enfatizou a importância de buscar conhecimento ao longo da vida. Ele admitiu que, no início de sua carreira, acreditava saber tudo o que precisava saber. No entanto, ao longo do tempo, percebeu que o primeiro passo para aprender algo novo é reconhecer o que ainda não se sabe.

Gates encorajou os formandos a procurarem por pessoas especializadas em suas áreas de interesse e a não terem medo de fazer perguntas. Ele ressaltou que buscar o conhecimento de outros é essencial para o crescimento pessoal e profissional.

Pode ser um colega com mais experiência. Pode ser um de seus colegas de graduação, que tem uma boa perspectiva e vai te incentivar a pensar de uma forma diferente. Pode até ser um especialista na área que esteja disposto a responder às suas perguntas”, reforçou o empresário.

3. Encontre um trabalho que solucione problemas

O terceiro conselho de Gates foi direcionado para a importância de escolher uma carreira que permita fazer a diferença. Ele destacou que os formandos estão se formando em um momento de grande oportunidade, com novas indústrias e empresas surgindo diariamente.

Essas mudanças e os avanços na ciência e tecnologia tornam mais fácil do que nunca causar um impacto significativo. Gates incentivou os formandos a encontrarem campos práticos nos quais possam utilizar suas habilidades para resolver problemas e contribuir para um mundo melhor.

4. A força das amizades

Bill Gates compartilhou sua própria história de amizade com outro estudante durante sua época na faculdade. Esse colega se tornou Paul Allen, e juntos eles fundaram a Microsoft. Ele ressaltou a importância de construir laços e das conexões feitas ao longo da vida acadêmica e profissional.

Segundo Gates, os colegas de graduação não são apenas colegas de classe, mas também se tornam uma rede de contatos valiosa. Eles podem se tornar cofundadores, parceiros de trabalho e fontes de apoio, informações e conselhos. Gates encorajou os formandos a valorizarem suas amizades e a cultivarem relacionamentos profissionais duradouros.

A única coisa mais valiosa do que com o que vocês vão sair do palco hoje é com quem vocês entram no palco”, destacou Gates.

5. A importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

No último conselho, Gates abordou a importância de encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal. Ele compartilhou sua própria jornada de uma mentalidade workaholic para uma visão mais equilibrada. No início de sua carreira, ele não acreditava em férias ou fins de semana, mas ao longo do tempo percebeu que há mais na vida do que apenas trabalho.

Gates aconselhou os formandos a reservarem tempo para nutrir relacionamentos, celebrar sucessos e se recuperar de perdas. Ele destacou a importância de tirar folgas quando necessário e de ser compassivo com as pessoas ao seu redor.

Esses são os cinco conselhos de carreira que Bill Gates compartilhou com os formandos da NAU. Suas palavras ecoam verdadeiramente a importância de:

  • Se adaptar às mudanças;
  • Buscar conhecimento contínuo;
  • Encontrar um trabalho significativo;
  • Valorizar as amizades;
  • Encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

No vídeo abaixo, você confere o discurso inspirador:




Voltar ao topo

Deixe um comentário