Se você tem o costume de frequentar algumas cafeterias pelo Brasil, já deve ter notado que, em algumas delas, o café é sempre servido acompanhado de um copo com água. Certo? Saiba que esse é um costume europeu, que tem uma importante razão para “existir” e pode mudar os seus hábitos a partir de agora.
Leia mais: Brasil é o 2º país que mais bebe café; mas então qual ocupa o 1º lugar?
Para muitas pessoas que já têm esse costume, o hábito de tomar café acompanhado da água deixa a experiência ainda melhor e muito mais saborosa. Se você nunca nem viu algo assim de perto, deve estar se perguntando: qual é o segredo dessa mistura? Confira agora mesmo e entenda o poder do costume europeu.
Café com copo de água
Para aqueles que apreciam a bebida, ela é sagrada Não há um único dia que comece sem pelo menos uma xícara dela. A tradição de servir uma xícara de café com um copo d’água começou nas cafeterias italianas há muitos anos.
Depois de muito tempo, esse hábito se espalhou. Hoje, é comum em outras partes do mundo. O motivo da combinação é um só: ao tomar a bebida acompanhado de um copo com água, você consegue apreciar todas as propriedades do líquido e da melhor forma. A ideia é deixar o café ainda mais saboroso e marcante.
Beber água antes de tomar o cafezinho é recomendado, pois isso ajuda a preparar o paladar e a ressaltar as características da bebida. A água age e dá uma refrescância ao paladar, além de realçar o sabor da cafeína.
Algumas pessoas gostam de tomar a água com gás nesse momento, pois acreditam que o sabor fica ainda mais ressaltado. Por isso, se você é um verdadeiro amante do café e deseja adotar esse hábito, você pode começar tomando a água natural antes de saborear a xícara de café ou até mesmo iniciar com a com gás. Faça como preferir!
Lembre-se de que o consumo moderado de café pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. Irá ficar mais atento e disposto. Alguns estudos até associam o café ao menor risco de arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca e mortalidade.