Um dos fatores de risco para a saúde que deve ser evitado, mas está cada vez mais comum, é o acúmulo de gordura visceral. Esse tipo de tecido adiposo envolve os órgãos na cavidade abdominal e pode causar uma série de doenças ou agravar problemas graves, como diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, etc.
Veja também: Truque de profissional para cozinhar arroz integral que deixa ele perfeito
No entanto, de acordo com a ciência, existe um ingrediente comum e baratão da alimentação que pode ajudar a combater esse quadro preocupante. Ou seja, ele atua de forma a potencializar a perda de gordura visceral.
Qual é o alimento que ajuda a diminuir o nível de gordura visceral no organismo?
Um artigo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health mostrou que o gengibre pode ajudar nesse processo. Segundo os pesquisadores, essa raiz consegue promover a diminuição da gordura visceral nas pessoas.
Vale destacar que a presença de gordura visceral costuma se relacionar com outros fatores, incluindo especialmente:
- Má alimentação;
- Sedentarismo;
- Obesidade.
Existem outros fatores que pioram ou contribuem para essa condição preocupante de saúde.
Porém, o gengibre se mostrou como uma suplementação eficiente na inibição da obesidade e no combate ao acúmulo de gordura visceral. Claro que ele deve ser utilizado em conjunto com outras estratégias, como a melhora da qualidade nutricional na alimentação.
Como foram os testes da pesquisa?
Camundongos de laboratório consumiram água com pó de gengibre para testar como o organismo se comportaria diante de três dietas distintas:
- Dieta rica em gordura;
- Dieta com baixo teor de gordura;
- Dieta rica em gordura, mas com suplementação do gengibre em pó.
De modo geral, os cientistas entenderam que os camundongos que consumiram o gengibre em pós tiveram redução da gordura visceral e dos níveis inflamatórios do organismo.
Esta é uma estratégia promissora para tratar o problema em humanos, embora ainda seja necessário cumprir os testes adequadamente. No entanto, vale destacar que a pesquisa em questão não é a única que trata do tema e que mostrou como o gengibre pode ser útil para o emagrecimento.