scorecardresearch ghost pixel



Antecipação do 13º salário é confirmada; quem pode receber mais cedo?

Governo federal confirma que cerca de 30 milhões de pessoas terão acesso ao abono anual no primeiro semestre.



Brasileiros de todas as partes do país estão celebrando a notícia de que o governo federal anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário. Segundo dados oficiais, cerca de 30 milhões de pessoas terão acesso ao abono anual mais cedo em 2023.

Leia mais: Drama na bomba: preço da gasolina volta a assustar os brasileiros

O grupo em questão é formado por segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas existem algumas limitações mesmo dentro desse público. Nem todos os cidadãos que recebem algum benefício da autarquia entraram na lista.

A seguir, confira o motivo do adiantamento dos pagamentos e descubra quem poderá sacar o 13º salário ainda no primeiro semestre deste ano.

Motivo da antecipação

Desde o primeiro ano da pandemia de Covid-19, o governo federal vinha antecipando a liberação da gratificação natalina dos segurados da Previdência Social. Um dos motivos para a decisão era a necessidade de injetar dinheiro na economia durante a crise sanitária.

Em 2020, os depósitos ocorreram entre abril e junho. No ano seguinte, eles foram realizados em maio e julho, enquanto em 2022 o dinheiro caiu entre maio e junho.

No último dia 4, o decreto prevendo a antecipação do benefício foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o adiantamento tornou-se oficial. Segundo o documento divulgado, a primeira parcela será paga junto com a renda de maio, e a segunda nas mesmas datas do pagamento junho, assim como no ano passado.

Quem recebe

O 13º salário é um direito de titulares de aposentadorias (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros programas assistenciais não recebem o abono.

Datas de pagamento

Para saber quando o seu 13º salário cai na conta, basta verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito após o traço. Em seguida, é só consultar o calendário abaixo:

  • Para quem recebe um salário mínimo
Final do cartão Primeira parcela Segunda parcela
1 25 de maio 26 de junho
2 26 de maio 27 de junho
3 29 de maio 28 de junho
4 30 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 1 de junho 3 de julho
7 2 de junho 4 de julho
8 5 de junho 5 de julho
9 6 de junho 6 de julho
0 7 de junho 7 de julho
  • Para quem recebe acima de um salário mínimo
Final do cartão Primeira parcela Segunda parcela
1 e 6 1 de junho 3 de julho
2 e 7 2 de junho 4 de julho
3 e 8 5 de junho 5 de julho
4 e 9 6 de junho 6 de julho
5 e 0 7 de junho 7 de julho




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário