scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Inscrições para lista de espera do Sisu terminam hoje; PF investiga troca de etiquetas de bagagens com cocaína; Mercado prevê Selic a 12% em 2023; INSS paga novo lote do 13º salário

Novo caso de troca de etiquetas para tráfico de cocaína está entre os principais assuntos desta terça-feira (4).



Estudantes do Brasil inteiro interessados em garantir uma vaga em um curso de ensino superior precisam ficar atentos. Nesta terça-feira (4), termina o prazo de inscrições para a lista de espera do segundo semestre do Sisu.

Leia mais: Prime Day: como pagar pouco para assinar o serviço da Amazon

No campo da economia, o assunto é a taxa básica de juros. Segundo um relatório divulgado pelo Banco Central, o mercado passou a estimar a Selic em 12% ao ano até o fim de 2023.

Ainda entre os destaques do dia, veja que a Polícia Federal está investigando um novo caso de troca de etiquetas de bagagens com cocaína. Veja também que o INSS vai liberar o 13º salário para novos segurados.

Sisu

Termina hoje o prazo para manifestação de interesse na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Essa é a oportunidade para quem não foi selecionado na chamada regular conseguir ingressar na faculdade ainda no segundo semestre de 2023.

O procedimento deve ser feito no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As instituições serão responsáveis por convocar os candidatos aprovados para a matrícula a partir do dia 10 de julho.

“As convocações são gerenciadas e realizadas por cada instituição, de acordo com seu planejamento. As informações, conforme portaria, devem estar em edital da instituição de educação superior e no site da instituição”, explicou o Ministério da Educação (MEC).

Hoje também é a data final para os candidatos aprovados na chamada regular se matricularem nos cursos para os quais foram selecionados. Os horários e locais devem ser consultados em edital próprio da instituição.

Selic

O Banco Central divulgou ontem (3) o Boletim Focus, que mostra que o mercado financeiro reduziu sua previsão para a taxa básica de juros, a Selic, ao fim de 2023. A expectativa caiu de 12,25% para 12% ao ano.

Já a projeção para 2024 foi mantida em 9,5% ao ano.

Os economistas consultados também reduziram de 5,06% para 4,98% as projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consultor Amplo), considerado a inflação oficial do Brasil, de 2023. A expectativa caiu de 3,98% a 3,92% ao fim de 2024.

Tráfico de cocaína

A Polícia Federal (PF) está investigando um novo caso de troca de etiquetas de bagagens em aeroportos brasileiros para tráfico de cocaína na Europa. Um cidadão brasileiro tentou retirar duas malas com 45 quilos da droga no Aeroporto Charles de Gaulle, na França.

As etiquetas estavam em nome de uma passageira vinda de Goiânia que viajava a turismo a países europeus. A mulher retirou sua própria bagagem e foi embora sem observar a etiqueta trocada, mas a PF efetuou a prisão de dois homens que tentaram recuperar as bagagens no setor de achados e perdidos do aeroporto.

Apesar de só ter sido divulgada agora, a situação ocorreu apenas um dias antes da prisão das brasileiras Jeanne Paolline e Kátyna Baía em Berlim, acusadas por tráfico de drogas e presas por 38 dias. As investigações provaram que as duas são inocentes.

13º salário do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera a partir hoje os pagamentos da segunda parcela do 13º salário. Cerca de 30 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios vão receber os recursos até o fim do calendário.

A primeira parte da gratificação natalina foi creditada entre os dias 25 de maio e 7 de junho. O abono anual é um direito das pessoas que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Os pagamentos ocorrem na ordem do algarismo final do número de benefício (NB) do beneficiário, sem considerar o dígito após o traço (exemplo: 000.000.00 0 – 0). Para facilitar os repasses, os cidadãos são divididos entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe valores maiores.

Hoje é a vez dos beneficiários com NB final 2 que ganham um salário mínimo, bem como dos que recebem mais de um salário mínimo e têm NB final 2 ou 7. Os repasses referentes a junho terminam na próxima sexta-feira (7).




Voltar ao topo

Deixe um comentário