Mesmo com o início da semana tendo sido de calor para grande parte do país, uma nova frente fria está chegando no país e promete reduzir as temperaturas no fim de semana. Nesta quinta (4), o fenômeno ainda não avança e permanece atuando somente em algumas partes da região Sul, com destaque para a metade sul do Paraná, Santa Catarina e o norte gaúcho.
Leia mais: Próximo feriadão está chegando e brasileiros terão 4 dias de descanso
Dessa forma, as chuvas persistem, podendo causar transtornos nessas áreas. No sudeste, o tempo fica firme na maior parte da região, enquanto o Centro-Oeste sofre com o efeito de uma massa de ar seco e quente, que aumenta as temperaturas e diminui a umidade do tempo.
Já no Norte e de Nordeste, pancadas de chuva com volumes em torno de 40 mm são aguardadas devido a influencia da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assim, as chuvas devem acontecer desde o Amapá até o sudoeste do Piauí.
Previsão para a sexta-feira (05)
Devido a uma área de baixa pressão atmosférica entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, uma nova frente fria chega ao país nesta sexta (05). Com isso, parte da Região Sul pode contar com chuvas volumosas e possibilidades de temporais com ventos, trovoadas e descargas elétricas.
As pancadas podem chegar ao extremo sul do Mato Grosso do Sul, conforme as instabilidades forem avançando no país. Enquanto isso, a ZCIT continuará provocando chuvas fortes e volumosas no leste do Amapá e no noroeste do Pará.
Nas demais áreas do Norte, a chuva deverá ser rápida e fraca. Ademais, o Centro-Oeste continua com o tempo firme, devido a influência da massa de ar seco que impede a formação de nuvens carregadas.
Até quando a frente fria continuará atuando?
A frente fria que atua sobre o Sul do país deverá causando chuvas até o dia 8 de maio, provocando volumes expressivos entre a faixa leste e norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com isso, os acumulados podem chegar até 150 milímetros. Mesmo com previsão de chuva no sudoeste do Paraná, os volumes serão menores: entre 35 e 100 milímetros.
Além disso, o tempo firme permanece no Sudeste e em partes do Centro-Oeste, atingindo também partes do Nordeste. Isso devido a permanência da massa de ar seco sobre as regiões. Em contrapartida, o pedaço Norte do país contará com chuvas tropicais. Os volumes deverão ficar entre 35 e 150 milímetros, do oeste do Amazonas até o sul do Maranhão.
Próximo ao fim da primeira metade de maio, entre os dias 9 e 14, a chuva volta a dar as caras no Sudeste, porém de forma irregular. Assim, ela diminuirá no Sul e continuará expressiva na região Norte, principalmente no território amazonense e em Roraima.