Bolsa Família volta em poucos dias com mudança importante para os brasileiros

Sistema utilizado para realização de manutenções de benefícios ficará suspenso, mas existe uma alternativa.



O governo federal está focado em tornar o Bolsa Família um programa mais justo e livre de irregularidades. Para isso, iniciou um grande processo de averiguação cadastral no Cadastro Único (CadÚnico), sistema que é a porta de entrada para a iniciativa social.

Leia mais: Imposto sindical pode voltar com outro nome após decisão do STF

Na reta final da implantação do projeto, que ganhou novas regras neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social está realizando ajustes operacionais nos seus sistemas internos. Por isso, a plataforma usada na manutenção dos benefícios teve seu funcionamento interrompido.

Novas entradas

Segundo a pasta, o sistema ficará suspenso para adequação entre os dias 29 de abril a 23 de junho. Nesse período, ações com habilitação de novas famílias, administração de benefícios e solicitação de desligamento voluntário pelo beneficiário estarão indisponíveis.

Enquanto isso, as gestões municipais do Bolsa Família poderão realizar as ações no Módulo de Administração Offline. Todas as alterações feitas dentro desse prazo serão implementadas a partir do dia 26 de junho, com efeito na folha de pagamentos de julho.

Dessa forma, é provável que não haja nenhuma inclusão de novos beneficiários até julho. Para quem já é atendido do programa, não há expectativa de nenhuma mudança nos pagamentos.

Calendário do Bolsa Família

A próxima parcela do benefício será liberada a partir do dia 18 de maio, na ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do aprovado. Confira o calendário completo do Bolsa Família:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 18 de maio
2 19 de maio
3 22 de maio
4 23 de maio
5 24 de maio
6 25 de maio
7 26 de maio
8 29 de maio
9 30 de maio
0 31 de maio

Para consultar informações sobre o programa, acesse o aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS) ou ligue para a Central de Atendimento 111. Outra opção é entrar em contato pelo telefone de Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 02 07.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário