Terminar o dia com uma cerveja gelada, especialmente na sexta-feira, é um hábito bem comum e apreciado no Brasil. No entanto, existem países onde o consumo da bebida acontece nas primeiras horas do dia, ou seja, no café da manhã.
Veja mais: COM ou SEM espuma? Jeito ideal de tomar cerveja é finalmente revelado
Pode parecer exagero, mas a verdade é que tem vários locais pelo mundo nos quais as pessoas gostam de tomar cerveja ou outra bebida alcoólica logo no café da manhã. As tradições podem remeter à história do local, além da identidade cultural e de fatores ligados aos costumes de cada região.
Café da manhã pode ser bem diferente em alguns países
Existem países, cidades e regiões que apresentam costumes bem diferentes para apreciar o café da manhã. Alguns exemplos são:
- Baviera: durante o Oktoberfest, por exemplo, o café da manhã pode ser uma excelente hora para tomar uma cerveja e comer salsichas;
- Trang: na cidade tailandesa é comum se reunir em salões de dim sum antes que o sol nasça;
- Van: na Turquia também é muito apreciado um café da manhã farto, com nove pratos à mesa;
- Lyon: já na cidade francesa, muitas pessoas podem tomar vinho e comer vísceras às 09:00.
Café da manhã com cerveja
O Weißwurstfrühstück é um tipo de café da manhã servido com salsichas e cerveja. Esse tipo de refeição, na verdade, acontece em um horário um pouco mais adiante das primeiras horas do dia, mas antes do que seria o almoço.
É uma refeição comum em vários lugares da Alemanha e consiste em salsichas brancas, salgadinhos macios, mostarda doce e cerveja de trigo.
Em Munique é comum encontrar restaurantes que sirvam a refeição. De acordo com a tradição, esse hábito pode ter surgido ainda em 1857, quando um açougueiro decidiu cozinhar as linguiças ao invés de fritá-las.
Atenção!
Vale destacar que o café da manhã com cerveja é um hábito cultural, mas que não se aplica em todos os dias. Inclusive, o consumo de bebida alcoólica deve ser moderado, seja qual for a situação.