Os animais têm comportamentos engraçados e estimulam vários tipos de crenças, que não refletem a realidade. Por exemplo, muitos filmes mostram baleias como animais agressivos, mas elas são apenas predadoras. Portanto, não têm intenção de machucar ninguém e só atacam para se proteger. Conheça outros mitos ligados ao mundo animal que muitas pessoas ainda acreditam.
Veja também: Respire fundo! 5 animais que podem invadir sua casa pelo vaso sanitário
As mentiras que as pessoas mais contam sobre animais
1. O cão que late, não morde
Essa expressão popular é usada para indicar alguém que faz muito barulho ou ameaças verbais, mas não ameaça de verdade. No entanto, isso não é válido quando se trata de cães. O comportamento de um cão depende de vários fatores, incluindo sua criação, temperamento e experiências passadas. Ou seja, sim, ele pode morder.
2. O bicho preguiça é preguiçoso
Os bichos-preguiça são conhecidos por serem animais lentos e terem um metabolismo extremamente baixo. Contudo, essa economia de energia não quer dizer que eles apresentam um comportamento preguiçoso. Diferente dos humanos, esses animais não sentem preguiça, apenas se adaptam ao meio.
3. Os morcegos não enxergam
Essa afirmação é falsa. A maioria das espécies de morcegos apresenta um sistema de visão adaptado à vida noturna. Dessa maneira, alguns morcegos têm uma visão menos desenvolvida e dependem principalmente da ecolocalização. Este é um sistema que utiliza sons para detectar objetos e se orientar no ambiente.
4. A cobra-cega não tem olhos
A cobra-cega é uma espécie de serpente que pertence à família Typhlopidae. Elas têm olhos extremamente reduzidos e cobertos por escamas, apresentando capacidade visual reduzida. Por outro lado, o olfato e a percepção tátil são aguçadas, garantindo a captura de presas que fazem parte da sua dieta.
5. As baleias orcas são assassinas
As baleias altamente inteligentes e sociáveis, com comportamentos complexos e diversificados. Devido a algumas representações cinematográficas, a orca, que pertence ao grupo dos golfinhos, recebeu o apelido de ‘’assassina’’. Nesse sentido, é preciso entender que os seres humanos não fazem parte da sua cadeia alimentar, e por mais que sejam carnívoras, dificilmente atacam por instinto.
6. O touro odeia a cor vermelha
Essa afirmação é mais uma informação falsa. Os touros não têm uma aversão específica à cor vermelha. Na verdade, eles são daltônicos em relação às cores e não conseguem distinguir o vermelho das demais tonalidades. O que faz o touro ficar agitado é o movimento do tecido feito pelo toureiro.