scorecardresearch ghost pixel



Combustível em casa: manter gasolina guardada dá cadeia? Tire suas dúvidas

Prática de estocar gasolina é um crime que acarreta sérios riscos para a saúde e segurança das pessoas, sem falar dos danos ao meio ambiente.



Diante das constantes oscilações nos preços dos combustíveis, alguns brasileiros ficam com a imensa vontade de estocar gasolina em casa, mas não sabem se isso é possível ou certo. A tentativa de fugir da alta nos preços pode custar ainda mais caro para os brasileiros, então cuidado! Esta é uma prática considerada crime.

Leia mais: Bomba de combustível com sistema antifraude é instalada no Brasil

A solução que se apresenta tentadora é cheia de riscos. Ao tentar fugir da alta dos preços, as pessoas assumem alguns riscos que podem comprometer toda a segurança e também ter impactos negativos no meio ambiente. Por isso, pense muito bem antes de seguir com essa ideia, pois os prejuízos podem ser altos.

Estocar gasolina

O armazenamento inadequado de combustível promove sérios riscos porque ele é uma substância altamente inflamável e tóxica. Sendo assim, o manuseio de forma errada pode provocar incêndios, explosões, danos à saúde e danos ambientais. Os vazamentos de combustível podem contaminar o solo, a água e prejudicar a fauna e a flora.

Para evitar problemas, as pessoas devem seguir todas as regulamentações locais e as leis específicas sobre armazenamento e manuseio desses elementos. De maneira geral, a orientação é que o armazenamento de combustível seja feito em locais apropriados, como tanques certificados.

Além disso, ele deve ser realizado por empresas autorizados, não de qualquer maneira que as pessoas imaginam. O combate à prática de estocar combustível considera os erros que muita gente comete ao fazer vedações improvisadas, como com sacolas plásticas, que não foram feitas para evitar os vazamentos de gás.

Ao fazer o descarte do combustível de forma inadequada, o solo e a água ficam contaminados. A prática é proibida e considerada um crime. Quem for flagrado durante a ação pode ser preso.

Por isso, é importante seguir todas as regras e considerar que somente os lugares licenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) têm permissão para estocar, transportar e comercializar combustíveis. Os casos de irregularidades podem ser denunciados ao Corpo de Bombeiros (193) ou também ao Procon (151).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário