Comidas históricas: 5 alimentos populares que sumiram com os séculos

Alimentos sumiram com o tempo por causa da ação humana, que trouxe sérias consequências para plantas e animais. Veja o que era popular!



Você já notou que algumas comidas simplesmente desaparecem com o tempo? Na maioria das vezes, as mudanças ambientais são a principal razão por trás do sumiço, consequência do desmatamento e poluição, que afetam e muito algumas espécies de plantas e animais. Veja quais foram os alimentos que sumiram nos últimos séculos.

Leia mais: Monstros! Ciência encontra animais “mortos-vivos” imunes à extinção

A exploração excessiva dos recursos naturais também é uma preocupação. Quando um alimento é consumido de forma intensiva e não sustentável, a capacidade de se regenerar e se reproduzir fica comprometida. Por exemplo: o cacau, a principal matéria-prima do chocolate, pode desaparecer nos próximos anos.

Alimentos que sumiram com o tempo

Ao longo de toda a história da humanidade, algumas comidas não conseguiram resistir ao passar dos séculos. Muitos delas, que eram comuns no passado, simplesmente sumiram do mapa. Estamos falando de coisas que foram bastante saboreadas pelas populações antigas, mas que desapareceram aos poucos, ano após ano. Hoje, é coisa do passado.

Não é à toa que alguns delas não chegaram nem mesmo a ser conhecidas pelas pessoas na atualidade. Um exemplo é o dodô. Já ouviu falar? Ele foi extinto com a chegada de marinheiros holandeses às Ilhas Maurício, no século XVI.

Essa ave era caçada e devorada por eles.

Temos uma situação parecida com o bison antiquus. Esses animais serviram de alimento para as tribos nativas americanas, que aproveitavam a carne e até a pele para fazer roupas e abrigos. Ainda na lista de alimentos que sumiram com o tempo, a maçã taliaferro tinha uma textura crocante e sabor levemente ácido.

A variedade sumiu do mapa!

No século XVIII, os marinheiros ficaram encantados ao avistar a adorável vaca-marinha nadando no Mar de Bering. Além da beleza, eles se encantaram pela carne dela! Com a caça em excesso, a espécie entrou em extinção. Mais um exemplo é a ave alca-gigante. Também muito caçada, ela foi usada na fabricação de cobertores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário