scorecardresearch ghost pixel



Monstros! Ciência encontra animais “mortos-vivos” imunes à extinção

Descubra quais são os animais que os cientistas classificaram como “monstros” ou mortos-vivos. Eles resistiram a um severo processo de extinção em massa na Terra.



Uma descoberta recente mostrou que um grupo de animais pode ser considerado o que abriga verdadeiros “mortos-vivos” super resistentes. Os gorgonapsidas lideraram grupos de seres vivos que resistiram à extinção em massa da Terra e que continuaram vivos por muito tempo. Pelo menos foi isso o que constataram os pesquisadores.

Veja também: Que HORROR! Estes 7 animais podem invadir sua casa pelo banheiro

Animais mortos-vivos resistem à extinção em massa na Terra

Foto: Christian Kammerer via LiveScience.

Christian Kammerer e Julien Benoit orientam a pesquisa que descobriu animais “mortos-vivos” extremamente adaptáveis, capazes de resistir ao processo de extinção em massa. As últimas espécies do grupo lembravam bastante uma raposa comum, como conhecemos hoje. Esses animais viveram no período Permiano, ou seja, há mais de 200 milhões de anos, antes mesmo de o meteoro que extinguiu os dinossauros bater na Terra.

Antes da extinção dos dinossauros, o planeta já passou por outras quatro, pelo menos, conforme acreditam vários teóricos e cientistas. Até pouco tempo atrás, muitos pesquisadores acreditavam que os gorgonapsidas tinham sido eliminados do planeta junto com quase 90% de toda a vida terrestre no período Permiano-Triássico.

Contudo, a análise dos fósseis mostrou que esses animais conseguiram resistir ao processo de aniquilação da vida em massa daquele momento.

Estudo indica que esses animais eram verdadeiros “monstros”

De acordo com o estudo apresentado na Society of Vertebrate Paleontology, esses animais foram considerados quase como “monstros”. Isso porque eles foram capazes de aguentar um período de hostilidade ambiental extremo.

Contudo, os gorgonapsidas estavam fadados a desaparecer da Terra, pois não conseguiram resistir por muito tempo após a extinção do Permiano. Para os cientistas, esses seres vivos entraram em uma lista do que se chama “débito de extinção”. Isso quer dizer que, por mais que eles resistissem, o próprio ambiente inviabilizaria sua permanência no mundo.

Dessa maneira, os tais “monstros” sobreviveram, mas foram sendo enfraquecidos pelo ambiente com o passar dos anos. Isso resultou na eliminação completa dos indivíduos sobre a Terra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário