A Receita Federal realiza hoje (31) o repasse do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Esse será o maior lote já pago na história da restituição da Receita, totalizando o valor de R$ 7,5 bilhões destinados para mais de 4 milhões de contribuintes.
Veja também: Cuidado! Receita Federal emite aviso sobre golpes de restituição do Imposto de Renda 2023
Dessa forma, mais de 95% das pessoas que possuem direito a restituição do IRPF neste primeiro lote são as prioridades legais. Neste grupo estão inclusos os idosos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja fonte de renda principal seja o magistério. Além disso, contribuintes não prioritários também estão presentes neste lote.
Assim, alguns dos critérios estabelecidos pela Receita Federal para “furar fila” foram enviar a declaração antes do dia 10 de maio, optar pelo pagamento da restituição via pix e também utilizar a declaração pré-preenchida fornecida pelo fisco. Ficou em dúvida se possui direito a restituição e se irá receber seus valores já no primeiro lote? Veja como realizar a consulta e confira o calendário completo da Receita!
Próximos lotes da restituição do IRPF
Para saber se você receberá sua restituição já nesse lote, é possível realizar a consulta online. Para isso, será necessário acessar a página da restituição no site da Receita Federal e informar os dados solicitados. A consulta poderá ser feita também por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.
Desse modo, caso você não esteja incluído neste primeiro lote, a restituição poderá ser feita até o mês de setembro. Vale lembrar que a ordem da restituição irá ser de acordo com a data de entrega da declaração. Assim, quem entregou no início do prazo, terá direito aos primeiros lotes. O fim da entrega da declaração está marcada para hoje, dia 31 de maio. Confira o calendário completo:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro,