scorecardresearch ghost pixel



Corpus Christi: veja a data, sua origem e por que não é feriado nacional

Data não é feriado nacional, mas funciona como feriado municipal em diversas cidades brasileiras. Conheça a tradição e veja quais capitais fecham.



No dia 8 de junho, será celebrado o feriado de Corpus Christi este ano. A data, de origem católica, significa “Festa do Corpo de Cristo” e, ao contrário do que muitos pensam, não é um feriado nacional. Apesar disso, a data é feriado municipal em diversas cidades brasileiras. Continue lendo para entender.

Leia também: Feriado toda semana? Veja como funciona a jornada de 4 dias de trabalho

O Corpus Christi, também conhecido como Santíssimo Sacramento, é o dia em que os bispos de diversas dioceses levam em procissão a hóstia consagrada, que representa o corpo de Cristo, até a catedral.

No mundo, as festividades de Corpus Christi foram instituídas no século 18 pelo Papa Urbano IV. Durante os primeiros doze séculos, a Igreja Católica celebrava a data na quinta-feira santa, em comemoração à instalação da Eucaristia.

Porém, devido a abusos cometidos por hereges, que desrespeitavam a data ao realizarem festas logo após o Carnaval, a celebração foi alterada para alguns meses depois, que é como ocorre até hoje.

Corpus Christi não é feriado nacional, mas é feriado em algumas cidades

Diversas cidades têm tradições especiais para essa data, chegando a enfeitar as ruas com flores e outras ornamentações para receber as procissões.

Em São Paulo, por exemplo, se destacam as decorações realizadas em Bauru, Cedral, Ourinhos, São Joaquim da Barra, Santana do Parnaíba, entre outras localidades.

Apesar de toda comoção, o Corpus Christi não é um feriado nacional. Assim como ocorre com o Carnaval, essa data é considerada ponto facultativo em grande parte do país.

No entanto, nos municípios onde o Corpus Christi está listado como feriado local, os trabalhadores têm direito a um dia de descanso garantido por lei, por isso é importante saber qual a situação no seu município.

Entre as capitais, Corpus Christi é oficialmente feriado municipal em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Curitiba (PR).




Voltar ao topo

Deixe um comentário