scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! FAMOSO chá usado em dietas pode causar doenças no fígado

Determinadas ervas podem impedir que o seu fígado funcione corretamente, portanto, se você está tomando este chá, tenha cuidado!



O chá verde é muito comum em países da Ásia e está associado a uma alimentação equilibrada. Dessa forma, acabou se popularizando ao redor do mundo, em dietas para perder peso. Ainda assim, poucos reconhecem o risco da ingestão de doses exageradas desse extrato. Se você bebe chá todos os dias, entenda como o seu fígado pode reagir às infusões.

Veja também: Superalimento com mais proteína que a carne vira febre entre os atletas

Pesquisadores revelam alguns riscos do chá verde

Um novo estudo publicado no The Journal of Dietary Supplements, criou um sinal de alerta para quem consome suplementos com chá verde. Nesse caso, os pesquisadores notaram que o chá pode causar alterações no metabolismo.

Dessa maneira, o estresse hepático devido à ingestão desses chás desintoxicantes em excesso, leva a doenças. As propriedades benéficas dependem da moderação e procedência das ervas.

Entenda como o chá verde pode comprometer seu fígado
A análise observou como diferentes pessoas reagem ao extrato de chá verde, presente em diversos suplementos. A partir dos testes, alguns voluntários começaram a demonstrar 80% de chances a mais de crises hepáticas.

Na opinião dos especialistas, essa reação adversa se deve à oxidação e lesões sofridas pelo órgão, que deve sintetizar enzimas. A principal enzima é a catequina, antioxidante que pode sobrecarregar o fígado.

Ainda assim, há hipóteses que afirmam que o chá verde preparado de forma natural, é recomendado para vários grupos. Portanto, vale ressaltar a diferença entre extratos e a bebida feita por infusão, que não é concentrada.

Os suplementos alimentares devem ser prescritos por nutricionistas

O suplemento alimentar, ou seja, cápsulas que contenham chá verde em altas concentrações, é ainda mais agressivo ao fígado. Na verdade, qualquer ativo natural, deve ser incluído na dieta com certos cuidados.

É claro que você pode comprar vários suplementos na farmácia, sem receita, mas considere a sua saúde. Do chá verde até outras vitaminas, sempre procure um médico antes de começar a realizar determinada suplementação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário