Dá multa dirigir com os pés descalços? Veja o que a lei diz no CTB

Prática é considerada comum entre os brasileiros, contudo boa parte da população acredita que ação é proibida. Será mesmo que pode dirigir assim?



É provável que muitos motoristas já tiveram que tirar aquele sapato desconfortável para continuar conduzindo sem o incômodo no pé. Apesar de ser uma prática comum, muitos acreditam que essa ação não é permitida, mas a outra parcela da população afirma não haver nada de errado nisso. Afinal, dirigir com os pés descalços pode gerar multa?

Leia mais: Se você costuma dirigir ASSIM, pode ter um grande prejuízo

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é composto por mais de 300 artigos. Boa parte do texto descreve as infrações de trânsito e as suas respectivas penalidades, contudo os habilitados não contam com detalhes específicos sobre normas a respeito dos pés descalços durante a condução do veículo. Entenda melhor ao longo do texto.

Grande parte dos motoristas brasileiros aprenderam que dirigir descalço é uma prática proibida e que pode gerar multas, contudo a informação não é verdadeira, uma vez que não há detalhes sobre o tema no CTB. Todavia, é importante lembrar que o documento sempre ressalta que a segurança de todos os envolvidos no trânsito deve ser o mais importante, inclusive, essa é prioridade da lei e das instituições de regulamentação e fiscalização.

O que significa que as regras que proíbem ou permitem algo são elaboradas para assegurar a vida de todos nas estradas, portanto, dirigir descalço não é proibido, uma vez que não oferece riscos de acidentes. Há quem deveria que isso pode até mesmo reduzir a possibilidade de eles acontecerem.

Dirigir sem sapatos não é recomendado

Apesar da crença e do gosto particular das pessoas, especialistas da área não recomendam deixar o sapato de lado ao conduzir o veículo. Alguns países, por exemplo, elaboraram leis contra isso. No Brasil, os estados recomendam o uso de sapatos adequados para diminuir os potenciais riscos à segurança.

Estudiosos apontam que os pés podem escorregar do pedal mais facilmente, quando estão úmidos; a aplicação da força sobre freios e aceleradores podem ser diferentes devido a esse fator; e em caso de acidentes, além de aumentar as chances de machucar os pés, o condutor pode receber multa, caso as autoridades entendam que esse foi o causador da problemática.

Para evitar que tudo isso aconteça, os sapatos sem saltos são considerados adequados para o condutor. Este deve evitar calçados abertos, como chinelos, salto alto, aqueles com sola grossa, longa ou que seja feito com material escorregadio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário