scorecardresearch ghost pixel



Se você costuma dirigir ASSIM, pode ter um grande prejuízo

Legislação de trânsito prevê penalização para motoristas que possuem o hábito de rodar com calçados indevidos.



A segurança no trânsito é o principal motivo para a existência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a criação de novos regulamentos complementares. Para garantir que nada aconteça consigo ou com terceiros, é importante o motorista observar essas regras.

Leia mais: Fato ou fake: motorista que atrasa o IPVA pode ter a CNH cancelada?

Além de colocar as pessoas ao redor em risco, quem desrespeita essas leis está cometendo uma infração, e por isso fica sujeito a punições. Existe um hábito bem comum dos condutores que acaba gerando muitos prejuízos: dirigir com um calçado fora do padrão.

Se você não quer aumentar as chances de levar uma multa pesada e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), confira a seguir quais são os calçados permitidos e proibidos para usar ao volante.

Calçados proibidos e permitidos

Segundo o artigo 252 do CTB, o motorista não deve utilizar um “calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”. Com apenas essa frase já dá para excluir uma série de modelos, como salto alto, plataformas e rasteirinhas.

Todos eles podem prejudicar a dirigibilidade, seja reduzindo o contato com os pedais, saindo do pé ou aumentando o risco de ficar “enganchado”. Assim, eles não são considerados seguros.

Quanto às sandálias, desde que estejam presas aos pés, não há problemas. É o caso das papetes, Crocs, chinelos com tiras e modelos semelhantes.

Punição

Quebrar as regras e dirigir com um calçado inadequado é uma infração de natureza média e gera multa de R$ 130,16, mais 4 pontos na CNH.

Solução

Se você precisa ir a um lugar que exige salto alto ou chinelo solto no pé ou apenas deseja usar salto desses modelos, a saída é optar por dirigir descalço e colocar o calçado somente após chegar ao destino. Outra opção é ter sempre um modelo adequado dentro do veículo para usar enquanto dirige.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário