scorecardresearch ghost pixel



Deixar o carregador na tomada gasta energia? Acabe com o mistério

Você tem o hábito de deixar o carregador na tomada depois de desconectar o celular? Veja se essa prática impacta na conta de luz.



Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumo de energia em standby pode representar cerca de 10% do valor total da conta de luz. Isso significa que deixar o carregador na tomada sozinho gasta sim luz, mesmo que em quantidades pequenas.

Veja também: iPhone não é o 1º da lista! Top 12 celulares mais vendidos de todos os tempos

Manter o carregador no tomada aumenta a conta de luz?

Os carregadores de celulares e tablets contêm transformadores que convertem a energia elétrica da tomada em uma corrente elétrica que pode ser usada para carregar a bateria do dispositivo. 

Quando ele está conectado à tomada, mesmo que não esteja conectado a um dispositivo, ele ainda está consumindo energia para manter o transformador pronto para uso. Essa energia é chamada de “energia parasita” e é responsável pelo consumo de energia em standby.

Além de aumentar o valor da conta de luz, deixar os carregadores na tomada também pode contribuir para o desperdício de energia e para o aumento da emissão de gases de efeito estufa. A redução do consumo de energia em standby é uma prática importante para a preservação do meio ambiente e para a economia de recursos naturais.

O que fazer para economizar energia

Para reduzir o consumo de energia em standby, desconecte os carregadores da tomada quando não estiverem em uso. Outra opção é utilizar tomadas com interruptores que permitem desligar completamente a energia quando não estiver sendo utilizada.

Algumas pessoas podem pensar que deixar o carregador na tomada sozinho não gasta luz porque o indicador de carga não está aceso. Porém, o indicador de carga não é um indicador confiável do consumo de energia em standby, já que alguns modelos não possuem indicadores de carga.

Em resumo, deixar o carregador na tomada sozinho gasta luz, ainda que em quantidades pequenas. Desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso é uma forma simples e eficaz de economizar energia e reduzir a conta de luz. Além disso, essa prática contribui para a preservação do meio ambiente e para a economia de recursos naturais.

 




Voltar ao topo

Deixe um comentário