scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Pacheco destaca prioridade na análise de MPs na pauta da semana; Meu INSS+ será lançado hoje; Adesões ao SiSu estão abertas para instituições superiores; Pagamento do 13º do INSS começa nesta semana (22/05)

A votação de Medidas Provisórias no Senado, o lançamento do MEU INSS+ e início do pagamento do 13º para aposentados são destaques desta segunda (22).



A semana começa cheia de novidades para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Isso porque além de o pagamento do 13º do INSS começar esta semana, ainda será lançado hoje o clube de vantagens do INSS, chamado de Meu INSS+, que oferecerá uma série de descontos além de parcerias com o Banco do Brasil e a Caixa.

Leia também: Nova lei de trânsito? Confira as principais mudanças aprovadas pelos deputados

Hoje também começa o prazo de adesão das universidade e instituições públicas de ensino superior ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre. As instituiões tem até sexta-feira (26). Também até sexta devem ser votadas as Medidas Provisórias com vencimento este mês, segundo o presidente do Senado. Leia mais sobre cada um dos temas abaixo.

MPs no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou a importância de priorizar a análise de Medidas Provisórias que têm prazo de vencimento no final de maio e início de junho, durante uma reunião com os líderes partidários na semana passada. De acordo com o líder do Senado, essas MPs entrarão na pauta desta semana.

Pacheco também mencionou a necessidade de os senadores votarem a indicação de oito autoridades que passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores.

Meu INSS+

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançam hoje o “Meu INSS+”, um clube de vantagens para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. O cartão virtual, acessível pelo aplicativo Meu INSS, oferecerá descontos em cinemas, shows, academias, lojas, viagens e serviços de telemedicina, substituindo o cartão físico de comprovação de benefício.

Inicialmente, o INSS estabeleceu parcerias com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, mas pretende buscar outras instituições financeiras e entidades públicas e privadas para ampliar os benefícios disponíveis aos aposentados e pensionistas.

Adesão ao Sisu

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital que estabelece as regras para a adesão das instituições de ensino ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre. As instituições até sexta-feira (26) para aderir ao programa, com possibilidade de retificação do documento até 9 de junho.

O Sisu é um sistema eletrônico criado em 2010 com o objetivo de democratizar o acesso às vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. As universidades e institutos federais, assim como instituições públicas estaduais e municipais, oferecem vagas por meio do sistema.

13º do INSS

O pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2023 começa na próxima quinta-feira (25). Mais de 30 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social receberão a antecipação da gratificação, representando um gasto de R$ 62,6 bilhões por parte do governo.

Diferentemente dos anos anteriores, quando os pagamentos ocorreram em abril e maio, neste ano os depósitos serão realizados em maio e junho, seguindo o calendário habitual de pagamentos do INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário