A carne moída é um dos ingredientes mais práticos para se ter na geladeira, já que ela pode ser utilizada de diversas formas. Você pode fazer bolinhos assados ou fritos, rocambole, carne refogada, recheios, molhos e muitas outras receitas. O melhor de tudo é que o processo de cozimento de qualquer um desses pratos é bem rápido e prático.
Veja também: 4 sinais de que a carne moída passou do ponto e deve ir direto para o lixo
Porém, é preciso ter um cuidado especial com esse ingrediente na cozinha. Isso porque a carne, independente de qualquer coisa, precisa ser armazenada corretamente. Ela é um alimento perecível que pode se estragar rapidamente. Com isso, bactérias nocivas à saúde se reproduzem e pode causar danos às pessoas.
Como conservar carne moída corretamente?
Existe uma maneira correta para armazenar a carne moída na geladeira da sua casa. Isso ajuda a prevenir problemas de saúde e ainda facilita o preparo e agilidade na cozinha. Quem já precisou descongelar um bloco de carne que estava no freezer sabe que o processo é demorado e compromete a qualidade do resultado.
Se você ainda não tem muita experiência na cozinha, é importante ficar por dentro dos truques e macetes que ajudam bastante no cotidiano. Um deles é justamente a forma adequada de armazenar a carne moída.
Aprenda o truque
Para facilitar sua vida, mantenha a carne moída armazenada dentro da geladeira. Congelar o alimento pode ser um erro, mas caso tenha feito isso, passe-o para a parte do refrigerador com, pelo menos, 24 horas de antecedência ao preparo.
Coloque toda a carne em um saco plástico e amasse para que ela fique bem distribuída com uma camada fina, como se fosse um grande hambúrguer. Você pode dividir em vários sacos menores ou separar com uma colher dentro do saquinho para ter porções bem definidas.
Caso precise congelar o alimento, tudo bem, como as porções são pequenas e finas, ficará mais fácil e rápido descongelar na panela ou no micro-ondas, por exemplo.