scorecardresearch ghost pixel



É feriado de novo! Folga de até 4 dias em JUNHO surpreende trabalhadores

Com junho se aproximando, os trabalhadores se animam com a possibilidade de um novo feriado prolongado. Será que dá certo?



Que atire a primeira pedra quem não espera ansiosamente por um feriado prolongado! A comemoração é o momento ideal para descansar, passear com a família ou amigos, viajar e até mesmo colocar em dia algumas pendências pessoais. Em abril, os brasileiros tiveram alguns feriados mais longos com a Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes.

Leia mais: Feriado toda semana? Veja como funciona a jornada de 4 dias de trabalho

Feriado de novo?

A boa notícia é que alguns trabalhadores poderão contar também com um feriadão no próximo mês! De acordo com o calendário oficial, o próximo feriado prolongado pode ser o de Corpus Christi, marcado para 9 de junho. Por cair em uma quinta-feira, há a possibilidade de as empresas fornecerem um dia a mais de descanso para as pessoas.

Claro, é importante ressaltar que a data não se trata de um feriado nacional, mas sim de um ponto facultativo que é levado em consideração em grande parte do país. Vale ressaltar, inclusive, que o Corpus Christi é tomado como feriado regional em alguns municípios, que determinaram a folga dos trabalhadores por meio de uma lei.

Quem tem folga no Corpus Christi?

Como mencionado acima, a data não é considerada um feriado nacional, segundo o cronograma oficial do Governo Federal. Em contrapartida, é estabelecida como ponto facultativo, ou seja, as empresas e as repartições públicas podem continuar funcionando ou podem liberar os funcionários no dia em questão.

A data é considerada como feriado municipal em alguns municípios.

Esse é o caso de Goiânia, Aracaju, Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro, e outras cidades. As empresas privadas e as repartições públicas não podem ter expediente na quinta-feira, 9. Caso as empresas precisem funcionar, como é o caso de restaurantes, os funcionários deverão receber valores extras por estarem trabalhando no feriado.

Em relação ao dia 10, que é uma sexta-feira, ele é considerado dia útil em todo o país. Dessa forma, as companhias não são obrigadas a dispensar os funcionários, o que faz com que o feriado não seja obrigatoriamente prolongado.

Claro, nada impede que os colaboradores tentem negociar o dia com seus os contratantes, seja trabalhando em uma outra data ou compensando as horas durante os próximos dias de serviço.




Voltar ao topo

Deixe um comentário