Já ouviu falar sobre um segredoque é guardado a sete chaves pelos fabricantes de carros? Ele se chama “modo eco” e pode te ajudar a economizar até 15% de combustível. Se você ainda não se deu conta da existência desse botão misterioso, saiba como aproveitá-lo ao máximo e veja a diferença no seu bolso.
Leia mais: A preço de banana: à venda, ESTES carros sofrem com intensa desvalorização
Quem faz uso do modo eco garante que esta é uma grande revolução silenciosa! O recurso está disponível em muitos modelos de carros, mas a maioria dos donos nem sabe por que ele faz parte do veículo. Veja como ele é muito simples de ser ativado e, com o tempo, perceba que a economia é real.
Como economizar combustível
O botão quase sempre fica escondido no painel dos carros. Quando ativado, o modo eco ajusta a transmissão e reduz a potência do motor para maximizar a eficiência da sua gasolina. Com isso, o motorista consegue reduzir significativamente a emissão de gases nocivos.
Claro, reforçamos que é preciso considerar alguns fatores antes de ativar esse botão no seu veículo.
Isso, porque apesar de economizar combustível, o modo eco pode afetar a aceleração, logo pode não ser a melhor opção para situações onde uma resposta rápida é necessária. Por exemplo: quando você está dirigindo na rodovia e durante uma ultrapassagem. É preciso ter cautela!
Por isso, lembre-se também que há outras maneiras de economizar gasolina e reduzir o impacto ambiental, como evitar acelerações bruscas e frenagens repentinas, manter a velocidade constante, calibrar os pneus adequadamente, desligar o motor em paradas rápidas, evitar carregar peso desnecessário e usar o ar-condicionado com moderação.
Além disso, tenha o cuidado de sempre escolher o tipo de combustível adequado para o seu carro. Todas essas medidas contribuem para que gaste menos, assim como para preservar o meio ambiente e poupar dinheiro.
Para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis no seu carro, consulte o manual do proprietário para ter mais informações sobre o modo eco e garantir outras dicas de economia.