Recentemente, o Fórum Econômico Mundial divulgou uma lista com as profissões que serão destaque no futuro. Boa parte delas foram impulsionadas pela tecnologia, especialmente as inteligências artificiais (IA). É provável que todo esse cenário tenha sido influenciado fortemente pelo bilionário Elon Musk.
Leia mais: Quais são os herdeiros de Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo?
Nos últimos anos, ele tem participado do desenvolvimento tecnológico. Em um movimento inesperado, Musk defendeu uma pausa temporária na criação, ressaltando possíveis riscos profundos para a sociedade e humanidade.
Apesar da preocupação com crescimento desenfreado das IAs, o empresário deu conselhos em uma entrevista sobre como escolher uma profissão em uma era que, aos poucos, está sendo dominada por máquinas que estão cada vez mais pensando como os seres humanos.
Escolha de profissão precisa ser útil para a sociedade
O executivo foi questionado em entrevista ao canal CNBC. Afinal, que sugestão forneceria aos seus filhos para que eles tivessem sucesso profissional em um mercado de trabalho que está cada vez mais passando por mudanças impulsionadas pela tecnologia?
Em resposta, o bilionário afirmou logo de cara que é difícil conceder um conselho, mas indica a importância de seguir o que o coração pede, escolhendo então uma profissão que a pessoa considera interessante e que, ao mesmo tempo, proporcione a sensação de realização, sem deixar de lado que ela precisa ser algo útil para as demandas da população que vive bombardeada de informações, assim como de soluções tecnológicas.
Ele chama atenção para um ponto importante: as inteligências artificiais. Musk considera que será ainda mais desafiador encontrar um propósito para a vida, pois as máquinas estão sendo aprimoradas constantemente, logo quase sempre vão fornecer um trabalho melhor do que o executado por nós, os humanos.
Musk busca uma resposta
Em sua visão, o desenvolvimento caminha para um rumo onde as máquinas poderão se tornar praticamente um gênio da lampada. Por meio de comandos, elas realizarão tudo que é pedido, se tornando um forte concorrente para os profissionais do futuro.
A pesquisa do Fórum Econômico Mundial que divulgou as profissões promissoras para o futuro, também ressaltou que 83 milhões de postos de trabalhos serão eliminados até 2027, devido aos impactos tecnológicos.