Esta plantinha que muita gente tem em casa ajuda a aliviar sintomas da gastrite

Muitas pessoas sofrem com gastrite e acabam enfrentando dificuldades para encontrar o medicamento certo. Conheça os benefícios da planta saião.



A planta saião ou kalanchoe, pertence às áreas tropicais da América do Sul e ficou conhecida como ‘’flor da fortuna’’. Ao longo do tempo, povos indígenas descobriram que as folhas apresentam propriedades importantes. Nesse caso, passaram a usar o seu extrato no intuito de conseguir chás para tratar doenças. Na medicina alternativa e natural, o saião é utilizado no controle da gastrite. 

Veja também: Difusor para quê! 10 plantas para você deixar a casa muito perfumada

Kalanchoe Pinnata: a planta com efeito diurético 

A espécie kalanchoe pinnata, que se assemelha a ervas como boldo e hortelã, apresenta folhas que ajudam a eliminar toxinas. Esse efeito detox pode ser explicado pela ação diurética, que ajuda a desinchar o corpo. 

O chá pode ser feito por infusão, e deve ser ingerido moderadamente, mantendo o consumo de água para não prejudicar os rins. Lembre-se que não é adequado consumir as folhas in natura, mas apenas os chás. 

Como a planta saião ajuda no tratamento da gastrite 

O saião acelera a cicatrização e é um anti-inflamatório natural, que promove alívio imediato em áreas machucadas. Em relação à gastrite, é comum que os pacientes apresentem ferimentos internos, como úlceras, que precisam ser tratadas. 

Sendo assim, a kalanchoe garante a renovação celular e viabiliza melhor recuperação. No entanto, se você sofre com gastrite nervosa, é preciso encontrar quais são os principais gatilhos e cuidar da saúde mental

Embora a planta saião seja uma excelente maneira de ter uma vida mais tranquila, sem desconfortos gástricos, o chá precisa estar ligado a uma dieta equilibrada. Portanto, capriche no cardápio e em uma boa rotina de exercícios físicos. 

Você pode cultivar plantas medicinais em casa 

Você não precisa comprar essas ervas todas às vezes que decidir fazer um chá, basta iniciar o cultivo em casa. Compre uma muda dessa espécie na floricultura, de folhas grandes e esverdeadas, e comece a cuidar do arranjo. 

Além de ter esses efeitos desejáveis, é uma planta resistente, que precisa de pouco sol e regas semanais. É perfeita para quem tem pouco espaço e deseja iniciar nesse universo de plantas e hortas domésticas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário