scorecardresearch ghost pixel



A pergunta que não quer calar: plantas morrem de velhice?

Saiba se é comum as plantas morrerem de velhice e conheça alguns truques que podem aumentar o tempo de vida das suas plantinhas.



Todo mundo que gosta de plantas já comprou aquele vaso bonito e que se manteve com as folhagens brilhantes e vívidas por muito tempo. Ainda assim, mesmo tomando todos os cuidados necessários com as plantas, muitas vezes elas começam a apresentar manchas ou a murcharem sem um problema aparente. Diante deste cenário, muita gente se pergunta se as plantas podem morrer de velhice.

Leia mais: Plantas soníferas! Ter 4 delas no quarto ajudará você a pegar no sono rápido

É claro que, assim como os seres humanos, os vegetais também sofrem com a ação do tempo, mesmo quando bem cuidados. Contudo, a diferença é que para alcançar a fase de envelhecimento, eles necessitam de muito mais tempo.

Plantas

Na prática, as plantas podem sim morrer de velhice. Portanto, elas passarão por mudanças biológicas expressivas, assim como nós. Por isso, elas também se tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças que podem, inclusive, levá-las à morte.

Entretanto, vale ressaltar que dependendo do tipo ou da espécie, uma planta pode viver por décadas – e até mesmo séculos. É o caso das árvores, por exemplo. Assim, é possível afirmar que sob as condições ideais, os vegetais apresentam crescimento indeterminado.

Velhice

Mesmo que tenham vida longa, até as plantas mais bem cuidadas irão apresentar sinais do tempo. Na prática, isso ocorre porque as células não conseguem se regenerar como antes, o que dificulta a absorção de água. Tal ação pode gerar folhas murchas, desbotadas e até mesmo a morte da planta.

Ainda assim, não adianta colocar a culpa na idade quando aquela sua plantinha partir. Isso porque a morte por causas ligadas à velhice nas plantas é um estágio bem difícil de ser alcançado. Portanto, na maioria dos casos, elas morrem por conta de cuidados inadequados, pragas ou doenças.

Boas práticas

Uma das ações importantes na hora de cuidar das plantas e aumentar a sua longevidade é ir replantando-as em vasos maiores, uma vez que elas não param de crescer. Outro fator a se observar é a temperatura do local do cultivo, assim como evitar regas exageradas ou a ação de insetos que podem destruí-las.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário