No processo da fabricação de embalagens, os rótulos são colados de forma que não saiam com facilidade. Portanto, quando você termina de usar um produto e quer aproveitar o vidro ou plástico, é difícil de remover esse rótulo. Nesse sentido, pode até se tornar uma tarefa estressante, tentar tirar o adesivo manualmente. Descubra quais são as principais soluções para remover esse excesso de cola.
Veja também: Você ama sua vida? Então PARE de guardar comida em potes de plástico
Não tente remover a cola com água fria
Para remover aquele resquício de cola que fica após o rótulo de determinado pote ser removido, as pessoas costumam usar água corrente detergente. Contudo, essa dica não é tão eficiente e envolve muito esforço, além de paciência.
Nem mesmo uma bucha consegue descascar totalmente o adesivo, porque é necessária uma ação emoliente. Portanto, é preciso de elementos que amoleçam o residual desses rótulos, facilitando a remoção manual.
Estes são os melhores truques para remover rótulos
O primeiro truque para remover rótulos consiste em passar óleo pela superfície do recipiente e esperar 1 hora. Depois desse período de repouso, pegue um pano embebido de água morna e comece a tentar desgastar o adesivo.
Lembre-se que o tecido deve estar morno, mas tenha cuidado para não se queimar. Você vai perceber que o papel colado vai sair com facilidade, dispensando o uso de força e outros objetos como a faca.
Quanto à segunda dica, trata-se de acabar com aquele aspecto grudento que fica após descolar o adesivo. Sendo assim, use bucha, detergente e água morna para finalizar a limpeza e deixar o seu recipiente reutilizável.
Reaproveite recipientes de vidro ou plástica para ser sustentável
Quando você reaproveita esses potes de vidro ou plástico, consegue colaborar com a reciclagem. Seja para usar em casa ou fazer o descarte, remover os rótulos garante que os resíduos sólidos sejam classificados corretamente.
Enquanto os rótulos são impressos em plásticos, os recipientes podem reunir vários componentes. Com isso, ambos precisam ser separados para que atendam aos padrões da coleta seletiva e garanta o uso doméstico.