Estudo alarmante revela TRISTE notícia sobre o trânsito brasileiro em 2023

Confira quais foram os índices a respeito de acidentes de trânsito que deixaram várias autoridades brasileiras sob estado de alerta.



Mesmo com inúmeras leis de trânsito para coibir ultrapassagens perigosas e hábitos nocivos ao volante, o número de acidentes continua preocupando as autoridades. Dados recentes mostram que este período de pós-pandemia tem sido trágico no que diz respeito à segurança pública dentro desse aspecto.

Veja também: ALERTA GERAL para quem gosta de dirigir de chinelo ou sem camisa

Trânsito continua elevando nível de preocupação

Dados de um estudo fornecido pelo aplicativo Gringo e pelo Centro de Liderança Pública (CLP) apontam algumas das consequências derivadas dos acidentes no trânsito. A região Sudeste do Brasil, por exemplo, apresentou índices preocupantes.

O número de pessoas internadas por conta de acidentes de trânsito cresceu muito desde o final da pandemia de Covid-19. Aliás, os próprios dados do DataSUS, alimentado pelo Ministério da Saúde, comprovam essa constatação. A análise levou em consideração os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Veja os dados

Entre todos, o estado mineiro foi o que mais se destacou negativamente pelo aumento de internações por decorrência dos acidentes. Ao todo, a MG registrou 110,1 casos para cada 100 mil habitantes, superando o número de 101,6 para cada 100 mil habitantes, fornecido em 2020 (antes da pandemia).

Enquanto isso, o estado de São Paulo saltou de 89,2 para 96,7 casos a cada 100 mil habitantes, entre 2020 e 2023. Já o Rio de Janeiro foi de 59,3 para 61,9 a cada 100 mil cidadãos residentes no estado.

Apenas o Espírito Santo conseguiu queda no número de internações decorrentes de acidentes de trânsito em 2023. Há três anos, o número era líder e somava 116,5 internações para cada 100 mil habitantes. Hoje, o índice diminuiu significativamente, chegando a 106,1.

Novas campanhas de trânsito

Os dados obtidos pelo levantamento devem ser utilizados como incentivo e subsídio para novas campanhas de conscientização. Autoridades destacar que essas ações ficaram de lado nos últimos anos. O próprio “Maio Amarelo” não recebeu a devida atenção é muitos lugares do país, por exemplo.

Enquanto isso, novas leis de trânsito podem ser lançadas a fim de dificultar ainda mais a ocorrência de acidentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário