scorecardresearch ghost pixel



ALERTA GERAL para quem gosta de dirigir de chinelo ou sem camisa

Confira quais são as leis de trânsito que falam sobre o tema e entenda o que acontece com quem decide dirigir de chinelo, por exemplo.



As leis brasileiras são tão misteriosas para a maioria da população, que muitas vezes é o senso comum o ditador das normas. No entanto, isso não impede que infrações acontecem e que os cidadãos paguem por elas. Inclusive, esse tipo de ideia deve ser aplicado no trânsito, dentro do qual poucos sabem se é proibido dirigir de chinelo ou sem camisa, por exemplo.

Veja também: Atenção, motorista: ESTAS leis mudaram e vão te fazer ser multado

Sendo um país tropical, o Brasil permite um visual mais despojado e é comum que muitas pessoas passem o dia com roupas leves. Sendo assim, pode ser que na hora de pegar o carro, você esteja sem camisa, descalço ou prefira dirigir de chinelo. Será que é permitido assumir o controle do volante assim? Entenda o que a lei brasileira tem a dizer sobre isso.

Dirigir de chinelo é crime ou não? O que acontece

A resposta para essa pergunta pode até parecer simples, mas não é. Afinal, não existe uma tipificação exclusiva que fale a respeito de dirigir de chinelo ou sem camiseta, por exemplo. Contudo, entende-se que o uso de chinelos comuns não é permitido na direção de um veículo automotor.

O artigo 352 do CTB diz que o motorista não deve utilizar sapatos que não estejam firmes em seus pés ou que prejudiquem a utilização dos pedais. Se a autoridade responsável flagrar essa ação, o motorista pode ser multado em R$ 130,16 e ainda perder 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse artigo não trata sobre a possibilidade de dirigir sem camisa.

E descalço, posso dirigir?

Claramente, o chinelo comum não é um calçado que fica firme nos pés das pessoas. Logo, ele pode gerar multas de trânsito e perda de pontos na CNH. Neste caso, o melhor a se fazer é tirar o chinelo e dirigir apenas descalço.

Sim, descalço você pode dirigir. A ausência de causados não compromete a utilização dos pedais do carro. Ao contrário dos chinelos e sapatos que não estejam totalmente presos nos pés, pilotar sem utilizar os calçados não é uma infração.

Fique sempre atento às regras para não receber uma multa ou cometer uma infração durante feriados e datas comemorativas. Afinal, é comum dirigir de chinelo em eventos do final de semana.

Sem a camiseta eu posso dirigir?

Agora, se você quer dirigir sem camiseta, tudo bem. Não existe nenhum empecilho previsto em lei que impeça uma pessoa de dirigir sem camiseta.

De uma forma bem simples, para interpretar a lei, você precisa saber o que é proibido no CTB. Se não houver nenhuma lei impedindo, então você pode fazer.




Voltar ao topo

Deixe um comentário