Um dos hábitos mais clássicos das residências brasileiras é o de guardar feijão no pote de sorvete vazio. Afinal de contas, nada mais útil do que um pote de sorvete de plástico. No entanto, a verdade é que essa atitude inocente pode ser prejudicial para a sua saúde. Entenda melhor o motivo a partir de agora.
Veja também: Descubra como preparar um feijão delicioso adicionando essa fruta
Por que você não deveria guardar feijão no pote de sorvete?
O que acontece é que o pote de sorvete é feito de plástico e, alguns tipos, podem conter substâncias químicas que não são próprias para o consumo. Especialmente se forem aquecidos no micro-ondas, esses potes tendem a liberar aditivos com potencial cancerígeno.
Ainda assim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe liberação de níveis alarmantes desses aditivos perigosos em plásticos. Mas isso diz respeito ao objeto sem que seja aquecido em aparelhos domésticos ou guardados por muito tempo, submetidos a temperaturas variáveis ao longo do processo.
Contaminação
Além disso, o pote de sorvete foi produzido para armazenar o doce durante um tempo determinado e dentro de condições específicas de ambiente e temperatura. Outros alimentos podem contaminar o objeto, depositarem bactérias e microrganismos nocivos para os seres humanos.
O próprio feijão é um alimento perecível, o qual pode ser contaminado com microrganismos que afetam negativamente o corpo humano. Inclusive, testes em laboratórios mostram que por mais que você seja uma pessoa higiênica, o pote nunca estará totalmente livre de contaminações.
O que fazer com o pote de sorvete?
Diante do que foi exposto acima, procure potes que sejam produzidos especificamente para o armazenamento de alimentos. Os potes de sorvete podem ser utilizados para outros fins.
Há pessoas que os guardam para fazer nichos de organização para produtos de limpeza. Você pode guardar parafusos, pregos e ferramentas. Também é possível reaproveitar o pote para plantar algum vegetal da sua escolha e criar sua própria horta em casa.