Fim do mundo? Cientistas estipulam quando Terra será engolida pelo Sol

Ciência já descobriu que Terra será engolida pelo Sol, assim como todo o Sistema Solar.

Cientistas descobriram uma estrela próxima à Via Láctea que está “engolindo” um planeta quente do tamanho de Júpiter. Por estar a apenas 12 mil anos-luz de distância, os pesquisadores se perguntam quando a Terra será engolida pelo Sol em movimento semelhante.

Leia também: O que os cientistas dizem sobre a inteligência artificial é desesperador

Esse é o primeiro evento desse tipo que os cientistas conseguiram capturar e estudar. O planeta engolido apresentou 100 vezes mais brilho do que o usual ao longo de dez dias e depois apagou completamente.

Esse flash foi seguido por um sinal mais frio e duradouro, que levou os astrônomos a concluir que uma estrela estava engolindo um planeta próximo.

Os cientistas conseguiram estimar quanto tempo levaria para que o Sol, a principal estrela da Via Láctea, “devorasse” os planetas internos do sistema solar, incluindo o nosso, ao se tornar uma anã branca.

Terra será engolida pelo Sol em quanto tempo?

A estimativa dos cientistas é que esse evento levará cerca de 5 bilhões de anos. Quando o Sol ficar sem combustível, ele começará a “devorar” os planetas mais próximos, incluindo a Terra.

O estudo realizado pelos cientistas mostrou que a estrela comedora de planetas descoberta em 2020 provavelmente já engoliu outros planetas no passado. Acredita-se que a estrela esteja “devorando” os planetas há milhões de anos. No entanto, a descoberta foi a primeira vez que os cientistas conseguiram observar o processo completo e entender o que estava acontecendo.

Os cientistas usaram a técnica de espectroscopia para estudar a estrela comedora de planetas. Eles analisaram a luz emitida pela estrela e pelo planeta engolido para determinar sua composição química e entender o que estava acontecendo. Com isso, eles descobriram que a estrela tinha muito mais ferro do que o normal, o que sugere que ela engoliu vários planetas no passado.

A descoberta é importante porque ajuda os cientistas a entender melhor como as estrelas e os planetas evoluem. Ela também pode ajudar a responder perguntas importantes sobre como a vida se originou na Terra e se pode haver vida em outros planetas. Os cientistas esperam que a descoberta leve a novas pesquisas e descobertas sobre a evolução das estrelas e dos planetas.

Embora o evento de “devorar” planetas pelo Sol seja inevitável, ele não acontecerá em breve. Dá para matar a curiosidade respirando aliviado com esse fiim do mundo pelo menos.