Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS tem enfrentado problemas para consultar o extrato da aposentadoria. Isso porque, o aplicativo da Previdência Social, Meu INSS, está fora do ar pelo segundo dia consecutivo. O agravamento da situação ocorre porque o pagamento dos vencimentos de maio e do 13º antecipado se iniciam nesta quinta-feira, 25.
Leia mais: Atenção, aposentado! INSS faz pagamento em maio com adicional do 13º salário
Vale lembrar que o pagamento do 13º ocorrerá em duas parcelas e, portanto, a segunda parcela virá junto aos vencimentos do mês de junho.
Pane no sistema
Mas não é só a consulta ao extrato da aposentadoria / 13º salário que a pane interfere. Na prática, tal instabilidade também o prejudica o sistema de agendamento do INSS, assim como as consultas a benefícios e informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Outro comando prejudicado com o sistema fora do ar é a emissão de informe de rendimento para realização de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Por isso, em nota divulgada na manhã desta segunda-feira, 22, a Dataprev explicou que houve uma falha no processo de manutenção do equipamento que armazenamento de dados localizado no Rio de Janeiro.
Por fim, vale lembrar que outros sistemas, como por exemplo, o do Ministério do Trabalho e Emprego também foram diretamente afetados.
“As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, seguem atuando para que todos os sistemas dos clientes estejam completamente disponíveis o mais rapidamente possível”, informou a nota da Dataprev.
Possibilidades
Até que o sistema volte a ter estabilidade, os segurados podem solicitar as informações via telefone, pela centra 135. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.