scorecardresearch ghost pixel



Meu INSS agora libera documento que reduz tempo para se aposentar

Aplicativo Meu INSS passa a contar agora com a versão eletrônica do PPP. Documento é essencial para vários trabalhadores. Entenda a importância dele.



O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um dos documentos mais importantes para vários trabalhadores que são segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A novidade é que o documento está disponível a partir de agora no aplicativo Meu INSS. Veja como emitir.

Leia mais: Prova de vida do INSS passa a ser automática, como isso afeta você?

O PPP funciona como um grande histórico laboral. Todas as atividades desempenhadas pelos segurados do INSS constam no documento. As empresas são obrigadas a fornecerem o PPP aos trabalhadores que solicitarem uma versão. A partir de agora, a informação fica mais acessível.

PPP no Meu INSS

O INSS informou que incluiu o acesso ao formulário eletrônico no site e também no aplicativo do Instituto. É o documento mais completo e, por essa razão, essencial quando o segurado entra com algum pedido de benefício junto ao INSS.

Ele apresenta todos os dados do trabalhador durante o período em que esteve na empresa, assim como as atividades que desempenhava. É o documento mais importante quando o cidadão precisa comprovar que tem direito à aposentadoria especial, com redução do prazo para solicitar o benefício.

Isso porque esse tipo de benefício é garantido aos segurados do INSS que trabalhavam em condições que colocavam a saúde e a vida em risco. A portaria publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência determinou que o documento PPP seja exclusivamente eletrônico.

Agora o formato fica disponível no aplicativo Meu INSS, com a mudança implantada desde o dia 1 de janeiro de 2023. Apesar disso, a exigência da versão eletrônica vale apenas para os trabalhadores com histórico laboral que começa a partir dessa data.

Ou seja, os PPPs físicos serão aceitos no caso dos trabalhadores que já exerciam atividade em períodos anteriores. O documento também é essencial para comprovar a necessidade do pedido de aposentadoria por incapacidade.

Passo a passo para obter o PPP pelo Meu INSS

Para ter acesso ao PPP é só seguir os passos abaixo:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS;
  • Vá na opção “serviços”;
  • Selecione a opção “certidões, declarações e extratos”;
  • Na relação encontre PPP eletrônico e selecione;
  • Siga os demais passos indicados pela plataforma para finalizar o pedido.
  • Ao final você pode baixar uma versão do documento em PDF.

Foto: JERO SenneGs/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário