O empresário e proprietário do Twitter, Elon Musk, anunciou na última terça-feira (9), que em breve será possível realizar chamadas de áudio e vídeo na plataforma. Segundo Musk, a novidade visa permitir que as pessoas possam se comunicar com usuários de todo o mundo sem precisar compartilhar seus números de telefone.
Leia também: Twitter libera ‘textão’ com 10 mil caracteres, mas só para quem pagar
Após o anúncio, Musk publicou um comentário no Twitter em que afirmou que o aplicativo de mensagens WhatsApp, operado pela Meta, não é confiável. Com uma função de mensagens no Twitter, a plataforma poderia competir com uma série de serviços gratuitos oferecidos por outros aplicativos, como Messenger, Signal, Telegram e, claro, o WhatsApp.
Além disso, Musk anunciou que o Twitter começará a criptografar as mensagens diretas na plataforma, a partir desta quinta-feira (11), para proteger a privacidade dos usuários.
Função de chamadas de áudio e vídeo é apenas uma das novidades
Desde que comprou o Twitter quase que de forma obrigatória no ano passado, num processo conturbado que acabou o rendendo o investimento de 44 bilhões de dólares, Musk tem implementado uma série de mudanças que, em alguns casos, irritaram os usuários da plataforma. Ele mesmo estava acostumado a ser um dos usuários mais populares e reclamões da rede.
Dessa vez, as novidades anunciadas por Musk mostram que o empresário está empenhado em tornar o Twitter uma plataforma mais completa e desejada, mesmo que isso signifique descaracterizá-la.
A possibilidade de realizar chamadas de áudio e vídeo dentro do próprio aplicativo, no entanto, é uma função já bastante comum em outros aplicativos e sua chegada ao Twitter deve ampliar ainda mais as possibilidades de comunicação na plataforma.
Já a prometida criptografia das mensagens diretas é uma medida importante para proteger a privacidade dos usuários, e coloca o Twitter em pé de igualdade com outros aplicativos que já oferecem essa função.