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Fuja do truque do ‘pneu infinito’ do TikTok se você tem amor à sua vida

No TikTok existem muitos conteúdos tutoriais que merecem desconfiança dos usuários. Um deles é o que garante vida eterna para o pneu do carro.



Um vídeo perigoso se espalhou nas redes sociais recentemente e mostra um procedimento para ter pneu de carro “infinito”. Nele, é possível ver uma pessoa utilizando a serra elétrica para refazer os sulcos que cortam a borracha do objeto. Ou seja, ele estava completamente gasto, mas ficou com aparência de novo.

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Por que é perigoso usar o truque do pneu infinito

Embora seja tentadora a ideia de economizar centenas de reais com um procedimento tão simples, a verdade é que o “barato sai caro”. Neste caso, utilizar a técnica do pneu infinito pode ser uma péssima ideia e oferecer riscos para a vida dos motoristas e passageiros.

No vídeo, o homem com a serra nas mãos demonstra ter bastante cuidado em refazer os sulcos do pneu. O problema é que o item está bem gasto e sua estrutura já foi comprometida com o tempo.

Os cortes que existem na borracha são feitos para melhorar a aderência do carro ao solo, especialmente em dias de chuva, em que a superfície fica molhada. Isso evita derrapagens e previne uma série de acidentes nas ruas, avenidas e estradas pelo país.

Existe uma profundidade específica para que essas escavações do pneu sejam feitas, respeitando o calibre das outras camadas, inclusive. Isso quer dizer que alterar o aspecto do objeto depois que ele foi desgastado, coloca as pessoas que estão no carro em perigo.

Pneu tem data de validade

A certificadora alemã TÜV Rheinland é reconhecida pelos relatórios técnicos sobre o assunto. Ela afirma que um pneu tem até oito anos de validade para que suas propriedades químicas permaneçam ideais e em boas condições.

Porém, as propriedades mecânicas, como as que envolvem os sulcos também são importantes. A legislação brasileira prevê multa para os motoristas que rodarem com o item em desacordo com as normas. Inclusive, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) desaconselha a utilização de equipamentos recauchutados ou recapados.

Especialmente em carros usados, não é possível saber quantas vezes o mesmo item passou pelo processo de revitalização, o que faz o risco ser ainda maior.




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