scorecardresearch ghost pixel



Gasolina vai ficar mais barata com nova política de preços da Petrobras?

O consumidor quer saber: a nova política de preços dos combustíveis da Petrobras vai deixar o preço mais acessível para os brasileiros?



A Petrobras anunciou uma nova política de preços dos combustíveis nesta terça-feira (16). Com a alteração, a companhia mantém seus preços competitivos em referência aos mercados em que atua. Contudo, com as alterações, não haverá mais a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação.

Leia mais: URGENTE! Petrobras anuncia nova política de preço sobre os combustíveis

Dessa forma, a nova política leva em conta o custo alternativo do cliente, valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras. O custo alternativo do cliente engloba as principais alternativas de suprimento, sejam elas referentes a fornecedores do mesmo produto ou produtos alternativos.

No caso do valor marginal para a estatal, esse item é baseado no custo de oportunidade devido as diversas alternativas para a companhia. Assim, estão inclusas a produção, importação e exportação do produto, além dos petróleos utilizados para o refino.

Alternativa mais acessível para os clientes

Com a nova política de preços, a Petrobras explica que possui o intuito de garantir preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional. Além disso, a estatal ainda visa levar em consideração a “melhor alternativa acessível aos clientes”.

“Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou a estatal.

Desse modo, a mudança permite que a Petrobras tenha maior flexibilidade para praticar preços competitivos. Isso devido ao fato da nova fórmula levar em consideração melhores condições de produção e logística. Assim, os valores continuarão disputando com outros atores que comercializam os combustíveis no país.

“A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia”, afirmam. Ademais, os reajustes continuarão sendo realizados sem periodicidade definida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário