scorecardresearch ghost pixel



Golpe novo na área! Fique atento à fraude do PIX para não ter prejuízo 

PIX é uma das ferramentas mais usadas no Brasil e está sendo alvo constante de ações maliciosas. Veja como não ser vítima do novo golpe.



O sistema de pagamento PIX se estabeleceu no país como a principal e mais popular forma de pagamento dos brasileiros, além disso, segue atraindo cada vez mais usuários devido à sua praticidade e agilidade, segundo aponta pesquisa da companhia FICO. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 15, mas não surpreende tanto.

Leia mais: 6 golpes em postos de gasolina que com certeza você já deve ter caído

Ao mesmo tempo em que a popularidade cresce, uma preocupante onda de golpes relacionados a essa ferramenta também tem se intensificado! Com destaque para um novo golpe cujo alerta foi emitido até mesmo pela empresa Serasa. Veja como funciona a prática criminosa ao longo do texto e aprenda a se prevenir contra o crime.

Infelizmente, a população está pagando um alto preço diante dessas fraudes, pois muitos estão se tornando vítimas de criminosos que se aproveitam das transações realizadas com o PIX. O levantamento da empresa FICO revelou que embora a ferramenta seja bem avaliada pelos brasileiros, 22% da população já caiu em golpes. Cerca de 65% dos entrevistados afirmam conhecer alguém que já teve algum prejuízo do tipo.

Serasa divulga alerta para não cair em golpe

Devido à onda de crimes virtuais que não para de crescer, a Serasa, empresa de análises e informações sobre crédito, separou uma lista dos golpes atuais mais populares. Os que estão assustando os brasileiros. Entre os mais conhecidos, há o golpe do cadastro do PIX, em que a pessoa recebe uma mensagem com o nome da instituição financeira, pedindo que ela cadastre uma chave da ferramenta em um suposto link.

Também listam o golpe do comprovante do pix falso, golpe do PIX Errado e do PIX agendado. O último, que vem preocupando os cidadãos, é o golpe do Robô do PIX, que se dá principalmente no Instagram e outras redes sociais. Nele, a vítima acredita estar participando de uma promoção. Para receber a sua vantagem, precisa realizar uma transferência mínima, que promete um retorno de quase dez vezes o valor investido.

Infelizmente, o dinheiro nunca volta.

A pesquisa da FICO aponta que os golpes ocorrem principalmente porque as instituições financeiras não fornecem conteúdos suficientes para educar os seus clientes. Ainda, 79% dos entrevistados acreditam que os bancos precisam implantar sistemas de detecção de fraudes melhores. Já 62% dos participantes do levantamento, afirmam que gostariam de ser avisados quando estão prestes a se tornar uma nova vítima.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário