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“Falsa Mensagem”: 3 dicas para fugir do golpe do SMS e WhatsApp

O número de casos envolvendo o phishing está aumentando consideravelmente no Brasil. Saiba como escapar dessa prática criminosa!



Os golpes por SMS ou WhatsApp estão cada vez mais frequentes no Brasil. Com o envio de propostas incríveis e links duvidosos, os golpistas conseguem fisgar os consumidores e roubar os dados pessoais de cada um. Segundo um levantamento feito pela Kaspersky, houveram mais de 134 milhões de tentativas de ataque de phishing no país em 2023.

Veja também: Não caia no golpe: 3 ferramentas para verificar a segurança de um link

Nessa tática, os consumidores recebem falsas promoções ou mensagens de bancos. Os golpistas utilizam também programas do governo, como o “Valores a Receber” para chamar atenção dos usuários. Dessa forma, a mensagem enviada pode ser referente a diversos assuntos, desde promoções exclusivas até a clonagem de cartão e roubo de senha bancária.

Para passar autoridade, os golpistas utilizam de páginas falsas muito semelhantes Às páginas oficiais das instituições. Nela, os usuários encontram um formulário para preencherem com suas informações pessoais, como dados bancários, números do cartão e CPF. Em alguns casos, os golpistas solicitam ainda o pagamento de uma taxa para o adiantamento da liberação de algum benefício governamental.

Golpe novo na área! Fique atento à fraude do PIX para não ter prejuízo 
Foto: Shutterstock

Como identificar o golpe?

O primeiro passo para identificar um golpe de phishing é verificar o remetente da mensagem. Caso ela seja enviada por um contato desconhecido ou por números curtos no SMS, é preciso ter atenção. Os criminosos já conseguem fraudar os canais de SMS para disseminar golpes da falsa mensagem.

Além disso, o usuário deve dicar atentos a promessas imperdíveis. Seja em produtos com descontos, com baixo estoque ou até mesmo em jogos online, as condições muito destoantes do mercado costumam indicar golpe. Assim, desconfie do produto que está muito mais barato do que em outras lojas, além de mensagens que ativem o senso de urgência do consumidor.

Nunca oferte os dados pessoais ou informações bancárias em links recebidos por SMS, ou mensagens de números desconhecidos no WhatsApp. Antes disso, entre em contato com a empresa ou órgão governamental em seus canais oficiais para verificar a veracidade do pedido, não no número informado na mensagem. Por fim, verifique se a mensagem não contem erros gramaticais ou o uso de termos genéricos.




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