Qual a vantagem de assistir a um filme que tem um enredo difícil de entender? É possível estimular seu raciocínio e se envolver com os personagens. Isso acontece porque ao tentar decifrar um suspense, você se sente parte da história. Portanto, existem filmes clássicos que conseguem transmitir essa emoção. Veja a lista de produções que vão bagunçar sua mente do começo ao fim.
Veja também: A TERRÍVEL história (real) por trás do filme ‘Terra Selvagem’ que estreou no catálogo da Netflix
Filmes para explodir sua mente
“Magnólia” (1999)
Dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme retrata um mosaico de histórias interconectadas em Los Angeles. Essa trama explora temas como redenção, amor, perdão e o acaso. Personagens complexos lidam com suas próprias angústias e buscam conexões e significado em suas vidas em meio às coincidências.
“Donnie Darko” (2001)
Donnie Darko foi produzido por Richard Kelly, seguindo um adolescente problemático que começa a ter visões de um coelho gigante chamado Frank. Essas passagens representam como o jovem lida com questões existenciais e eventos apocalípticos. Misturando elementos de ficção científica, drama e suspense psicológico, o filme aborda o tempo, o destino e a natureza da realidade.
“Efeito Borboleta” (2004)
Sob a direção de Eric Bress e J. Mackye Gruber, o filme segue Evan Treborn, interpretado, que descobre que consegue voltar no tempo. No entanto, cada mudança tem consequências imprevistas, levando-o a decisões difíceis. As voltas ao passado são angustiantes, porque alteram para sempre o passado.
“Melancolia” (2011)
Melancolia é uma obra-prima de Lars von Trier, o filme explora as emoções e reações de duas irmãs, Justine e Claire, enquanto enfrentam a iminente colisão do planeta Melancolia com a Terra. Com um tom melancólico e visualmente impressionante, o filme mergulha nas profundezas da depressão, ansiedade e medo existencial. Dessa maneira, expressa intensidade do diretor que ficou conhecido pela abordagem de temas polêmicos.
“O Labirinto do Fauno” (2006)
Dirigido por Guillermo del Toro, o filme se passa na Espanha pós-Guerra Civil e narra as experiências da jovem Ofélia, que se refugia em um mundo mágico. Essas brincadeiras são uma alusão à fuga de um contexto cruel. Misturando fantasia e realidade, o filme aborda temas como imaginação, inocência e resistência.
“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004)
Michel Gondry entrega um romance e tanto em ‘’Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças “. O filme conta a história de Joel e Clementine, que decidem apagar as memórias de seu relacionamento tumultuado. No entanto, eles começam a se reconectar de maneira inesperada, enfrentando os desafios e as complexidades do amor e da memória.
“Os 12 Macacos” (1995)
Produzido por Terry Gilliam, a narrativa mostra um viajante do tempo, que é enviado ao passado para tentar evitar um vírus mortal. As pessoas do seu presente, assim como toda a humanidade, dependem de suas habilidades. Portanto, ‘’os 12 macacos’’ reúne suspense e ação em uma aventura emocionante.
“Cidade dos Sonhos” (2001)
O maior sucesso de David Lynch foi lançado em 2001 e se passa em Los Angeles. Ainda assim, continua atual porque segue um roteiro complexo e não linear que envolve diferentes personagens e suas intenções misteriosas. Com elementos surrealistas e um clima sombrio, o filme explora questões perturbadoras da natureza humana. Será que você tem coragem de ver até o final?