scorecardresearch ghost pixel



Mande sua ansiedade embora com estas 3 técnicas respiratórias infalíveis

Especialista em saúde mental explica que a capacidade de controlar respiração ajuda a gerenciar estresse e depressão. Saiba como praticar!



No Brasil, a ansiedade é considerada um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno. Mas, felizmente, existem técnicas terapêuticas eficazes para minimizar os seus efeitos, sejam elas medicamentosas ou não.

Leia mais: 4 dicas MATADORAS para ter controle controle emocional e fugir da ansiedade

O poder do controle da respiração

Tamires Cruz, médica especializada em saúde mental, explica que a capacidade de controlar a respiração ajuda a gerenciar e combater o estresse e outras condições de saúde relacionadas, como ansiedade e depressão.

Isso porque uma pessoa que experimenta estresse altera seus padrões respiratórios e passa a respirar fundo com o uso dos músculos do ombro, em vez de usar o diafragma, o que interrompe o equilíbrio de gases do corpo.

Na situação de estresse, há hiperventilação ou respiração excessiva superficial, e isso desencadeia a piora dos sintomas do estresse e prolonga a sensação de ansiedade. Dessa forma, é recomendado respirar de forma lenta e suave para ajudar a equilibrar esses padrões e acalmar o sistema nervoso.

3 técnicas de respiração para minimizar a ansiedade

Existem várias técnicas de respiração para reduzir a ansiedade, segundo a especialista. Abaixo, listamos algumas delas.

  • Respiração coerente: consiste em diminuir drasticamente a respiração, ajudando a maximizar a frequência cardíaca. Para isso, basta inspirar profundamente, contar até cinco e depois expirar, contando novamente até cinco. Essa técnica exige um ciclo de cinco inspirações por minuto.
  • Respiração por resistência: emprega mecanismos que oferecem resistência ao fluxo de ar dentro e fora do corpo, utilizando objetos como um canudo para inspirar e expirar, ou respirar pelo nariz e não pela boca.
  • Respiração em movimento: está relacionada à imaginação, em que o indivíduo supõe que está movendo o oxigênio dos pulmões para o topo da cabeça e o dióxido de carbono para fora do corpo, acalmando a frequência cardíaca e diminuindo o estresse e os sintomas de ansiedade.

Portanto, para pessoas que sofrem com a ansiedade, as técnicas de respiração são medidas terapêuticas eficazes para gerenciar e combater os sintomas, promovendo uma melhora na qualidade de vida. É importante buscar um profissional especializado para orientar e indicar qual técnica é mais adequada para cada caso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário