scorecardresearch ghost pixel



Governo quer gasolina com 30% de etanol: quais os riscos para seu carro?

Ministério das Minas e Energia estuda aumentar o percentual de etanol na gasolina para 30%; Entenda como a mudança pode afetar os carros.



No último mês, os motoristas não receberam boas notícias do governo federal. A partir de abril, por exemplo, houve a autorização para que o biodiesel volte a ter o percentual de 12% no diesel (o B12). A ação pode comprometer o funcionamento dos motores ao causar entupimento.

Leia mais: Pesou no bolso! Abastecer com etanol está mais caro em 17 estados e no DF

A ação atende à pressão dos produtos de biodiesel do país. Agora, outra medida vem sendo estudada pelo Ministério de Minas e Energia. Em suma, está em avaliação a possibilidade de aumentar o percentual de etanol na gasolina, passando de 27% para 30%.

Cenário

Vale lembrar que o etanol tem um poder energético menor que a gasolina e, portanto, com o aumento do percentual do biocombustível, a tendência que o consumo de gasolina também seja maior.

Já no caso dos motores flex, hoje maioria no Brasil, mesmo com o percentual de 50% ou 70% de etanol, não traz grandes mudanças. Isso porque, o motor foi feito para queimar qualquer um dos dois combustíveis.

Automóveis importados

Já no caso dos carros importados, o estrago deve ser ainda maior. Isso porque, tais modelos não foram concebidos para rodar com gasolina com altos percentuais de biocombustíveis em sua composição. Na prática, os próprios 27% de etanol na gasolina, já em vigor, já são prejudiciais para os modelos. Os próprios fabricantes indicam o uso de gasolina premium para minimizar os estragos.

Por fim, o que especialistas apontam é que a mudança do percentual deve impactar não apenas na potência do motor, mas também no bolso do contribuinte, seja porque precisará abastecer com mais frequência ou devido ao desgaste mais rápido dos motores de alguns modelos de automóveis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário