Invasão de privacidade: WhatsApp ativa SEU microfone sem consentimento

Acusação é de que o aplicativo de mensagens estaria tendo acesso ao microfone dos usuários. A empresa se posicionou sobre a denúncia.



Uma acusação polêmica feita contra o WhatsApp alega que o aplicativo está ativando o microfone de celulares Android sem a autorização dos usuários, mesmo quando a ferramenta não está em uso. Será que isso realmente vem acontecendo? Veja qual é o posicionamento da empresa e saiba se a sua privacidade está em risco.

Leia mais: Cópia ou inspiração? WhatsApp promete função que o Telegram já tem

A acusação conta com relatos e prints que mostram que as ativações indevidas realmente aconteceram. O assunto ganhou ainda mais repercussão por meio do Twitter. O assunto foi tão comentado que chamou a atenção de Elon Musk, o proprietário da plataforma e CEO da Tesla.

WhatsApp estaria ativando o microfone de celulares

Segundo a acusação, a brecha na privacidade de algumas pessoas teria acontecido em modelos específicos de smartphones, como o Pixel 7 Pro, do Google, e o Galaxy S23 e S22 Ultra, da Samsung.

Diante das acusações, o WhatsApp se pronunciou sobre o caso e negou que a privacidade dos usuários está em risco ou que esteja ativando o microfone de celulares Android. Segundo a defesa da empresa, o que aconteceu foi, na verdade, um bug no sistema Android. Segundo a mensagem, o Google estava trabalhando para corrigir o problema.

A empresa afirmou que os usuários têm controle total sobre as configurações do microfone e que as comunicações estão protegidas por criptografia de ponta a ponta. Isso, segundo o WhatsApp, é o que garante a privacidade de todas as pessoas que fazem uso do aplicativo de mensagens.

A falha deve ser corrigida com uma atualização do sistema.

Até que ela seja, de fato, lançada, a orientação dada aos usuários é para que eles reiniciem o celular para resolver o problema temporário até que a atualização consiga acabar por definitivo com a questão. Diante das acusações, o Google também se posicionou.

Ao que parece, a situação tem mais a ver com updates do aplicativo ou do próprio Android.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário