scorecardresearch ghost pixel



iOS 17: Apple pode lançar função de IA que copia voz do usuário

Empresa anunciou uma série de upgrades em seu pacote de funções de acessibilidade. Usuários terão a chance de criar uma voz idêntica com a ajuda de uma IA.



A cada dia que passa, mais uma novidade envolvendo inteligência artificial (IA) chega para surpreender a todos. Desde que a tecnologia se tornou popular no mercado, diversas empresas usam as IAs para criar soluções praticamente impossíveis de imaginar e, é claro, a Apple não está ficando de fora dessa.

Leia mais: iPhone com data de validade? Apple é investigada por limitar vida útil dos aparelhos

A empresa anunciou na última terça-feira, 16, o lançamento da função “Personal Voice“, um mecanismo que faz parte do pacote de funções para acessibilidade dos iPhones. O recurso é capaz de criar uma voz sintética. O mais impressionante é que o timbre, assim como a entonação, são muito similares as do usuário.

Veja como funciona ao longo do texto.

Como funciona a ferramenta da Apple?

Em seu anúncio, a multinacional afirmou que diversas novidades quanto à acessibilidade chegarão para os usuários de iPhone em breve. Entre elas, está o “Personal Voice”, que funciona por meio de um aprendizado da máquina onde, para obter a voz similar a da pessoa, os internautas terão que falar frases indicadas pelo aparelho.

Todo o processo dura 15 minutos. Após todas as palavras terem sido enunciadas, o sistema fornece o resultado.

A companhia ainda explica que a novidade foi desenvolvida para pessoas com dificuldade de se expressar pela fala, ou seja, que podem perder essa capacidade ou têm alguma condição que pode impactar na capacidade de falar. Isso inclui, é claro, os indivíduos diagnosticados recentemente com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Desse modo, a comunicação entre amigos e familiares não será prejudicada, pois a voz sintética irá auxiliar.

Embora a função tenha sido desenvolvida com o intuito de ajudar pessoas, o recurso pode ser alvo de atividades maliciosas. Para evitar isso, a Apple prometeu que a ferramenta chegará aos usuários acompanhada de updates que vão manter a privacidade dos clientes da marca.

Em resumo, a empresa espera que o processo de criação da voz seja seguro.

A gigante da tecnologia ainda ressaltou que o “Personal Voice” estará disponível no iOS 17, mas apenas para falantes de língua inglesa. A estimativa é que o recurso seja lançado no segundo semestre de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário