scorecardresearch ghost pixel



ISSO é o que ninguém te conta sobre dirigir com o vidro aberto: ATENÇÃO

Talvez você não saiba, mas andar com os vidros do carro aberto tem impacto no consumo de combustível em algumas situações; entenda como isso acontece.



Os motoristas pensam no consumo do carro apenas analisando a média que o marcado do carro mostra ao longo dos dias. No entanto, existem outros fatores que devem ser considerados e que influenciam diretamente na quantidade de combustível que o automóvel gasta.

Veja também: Se for comprar um carro usado, siga 5 dicas para não cair em CILADAS

Um deles é andar com os vidros carro aberto ou fechado. Pois é, um hábito tão simples pode impactar diretamente na autonomia do seu veículo. Existem situações, por exemplo, em que fechar os vidros e ligar o ar-condicionado gera mais economia do que o contrário. Entenda melhor esse assunto a partir de agora.

Por que os vidros do carro impactam no gasto de gasolina?

Primeiramente, entenda que toda vez que você acelera o seu carro estará injetando combustível no motor. Isso quer dizer que pegar uma subida gasta mais do que andar em uma descida. Em outras palavras, quanto maior o esforço para o carro andar, maior será o consumo de combustível.

O que poucos levam em consideração é que existem barreiras “invisíveis” que fazem o carro se esforçar mais ou menos. Quem anda de bicicleta já reparou que é bem menos cansativo pedalar com o vendo a favor. Pois saiba que o ar também é um fator de esforço para o carro.

É por esse motivo que a aerodinâmica é tão importante, já que ela facilita o trabalho e oferece menos resistência do ar, melhorando o desempenho do seu veículo. Quando abrimos os vidros, todo o ar que entra de fora faz uma espécie de força oposta, “puxando” o automóvel para trás. Sendo assim, ele precisa de mais esforço para rodar e gastará mais combustível.

Devo andar com o vidro fechado sempre?

Sendo assim, dirigir com o vidro fechado sempre é a melhor saída para economizar? Na verdade, a diferença na autonomia será percebida apenas em velocidades acima dos 60 km/h. Ao ponto de que dirigir na estrada pode ser mais econômico com o ar-condicionado ligado e os vidros fechados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário