Quem deseja receber rapidamente a restituição do Imposto de Renda 2023 deve correr para prestar contas junto à Receita Federal. Isso porque, o pagamento das restituições terá início no dia 31 de maio e será dividido em cinco lotes. Na prática, quem enviar a declaração até o dia 10 de maio poderá entrar já no primeiro lote.
Leia mais: Quer entrar no primeiro lote de restituição do IR? Prazo está acabando
Vale lembrar também que o dia 31 de maio é a data limite para envio do Imposto de Renda 2023.
Chave Pix
Dos cinco lotes de restituição, o último será pago no dia 29 de setembro. Em suma, já este ano as pessoas que optarem por receber o montante via Pix e utilizarem a declaração pré-preenchida terão prioridade no recebimento. Contudo, é importante ressaltar que a única chave Pix que a Receita Federal aceitará deve ser composta pelo número do CPF do contribuinte.
A ação tem como foco aumentar a segurança do processo e, portanto, a chave Pix deve ser informada no ato de entrega da declaração.
Grupos prioritários
As restituições do Imposto de Renda, além de serem organizadas em lotes a partir da data de entrega da prestação de contas, elas também seguem outros critérios para definição de prioridade. Dentre os pontos previstos por lei estão, por exemplo, idosos acima de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Acompanhamento
O pagamento das restituições pode ser acompanhado pela página da Receita Federal na internet. Contudo, é preciso seguir atento às datas de pagamento de cada lote para não perder o prazo de saque e evitar problemas com o recebimento.
Confira as datas de pagamento:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro